Os tutores possuem a função de assessorar e auxiliar o professor formador, acompanhar os alunos e orientá-los em suas atividades. Tanto a definição quanto a orientação na execução de tais funções estão intimamente relacionados com a concepção de educação à distância, bem como com o objetivo e finalidade do curso que se pretende oferecer.
Isso significa que também se devem levar em conta o perfil, o nível do curso e o público alvo a ser atingido. Tais aspectos influenciarão diretamente na metodologia adotada e na forma de atuação e definição dos papéis dos tutores.
- Tutores a distância:
São os "auxiliares" do professor coordenador da disciplina, atuando como mediadores e orientadores das atividades previstas em cada disciplina e acompanhando o desenvolvimento de cada aluno e turma, especialmente através dos recursos e instrumentos oferecidos pela Plataforma e- proinfo, bem como por outras formas de comunicação à distância.
Esses tutores atuarão na UFSM, junto ao(s) professor(s) responsável pela disciplina (co-ordenador de disciplina). Os tutores, além de terem um trabalho permanente junto a esse professor, terão o acompanhamento dele e o do coordenador dos tutores.
Um tutor a distancia terá a responsabilidade de 40 por disciplina por pólo, assim, o número de tutores a distância está diretamente relacionado ao número de pólos disciplinas e alunos.
- Tutores presenciais:
De acordo com o número de vagas oferecidas, será o número de tutores presenciais, bem como a sua formação e atuação. Isto é:
- É necessário um tutor que se dedique a orientar os alunos no uso da Plataforma e domine todos os recursos e instrumentos didáticos a serem utiliza-dos;
- É necessário que o tutor tenha condições de orientar de forma geral os conteúdos de um determinado semestre ou área de conhecimento/conteúdos, pois serão os orientadores desses conteúdos.
Neste caso, o número indicado é dois tutores presenciais.
Conforme a Resolução /CD/FNDE/n° 34, de 09 de agosto, "o tutor responsável pelo acompanhamento do aluno deverá fazer um cronograma de visitas ao local de trabalho dos professores/alunos, quando terá condições de discutir a prática do profissional à luz do que está sendo estudado no curso".
|