O presente projeto visa à formação do Curso de Especialização em Educação Ambiental, na modalidade de Educação à Distância. Este curso está vinculado ao Centro de Ciências Rurais - Programa de Pós-Graduação - da Universidade Federal de Santa Maria, conforme a Resolução de n°. 017/2000.
Segundo o Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), a Educação à Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e de comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
O Ministério do Meio Ambiente define Educação Ambiental como: “Um processo per-manente, na qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinações que os tornem, após, a agir – individual e coletivamente - ...”
A lei Estadual de RS nº 11.730, de 09 de Janeiro de 2002 que “dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e que cria o Programa Estadual de Educação Ambiental”, fundamentada na Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999, de-termina no seu Art. 4: “São objetivos fundamentais da educação ambiental:”
I - O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente e suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;
II - O estímulo e fortalecimento de uma consciência
crítica sobre a problemática ambiental e social;
III - O incentivo à participação comunitária, ativa, permanente e responsável, na proteção, preservação e conservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;
IV - O estímulo à cooperação entre as diversas regiões do Estado, em níveis micro e macrorregionais, com vista à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fun-damentada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social e sustentabilidade;
O Projeto Político Pedagógico da UFSM tem como princípios norteadores, nos incisos:
II - Articulação de estrutura, disciplinas e atividades curriculares, voltadas à dinâmica da realidade, ao trabalho e à função social da Universidade pública, objetivando:
- Atender as necessidades de transformação social, intervenção responsável e participação solidária;
- Assegurar contínua atualização quanto às exigências de desenvolvimento cultural, científico e tecnológico;
III - Tratamento das disciplinas e atividades, bem como sua estrutura e operacionaliza-ção, com flexibilidade, de modo que:
- As práticas e experiências pedagógicas, sociais e profissionais assistidas e/ou supervisionadas, tenham espaços efetivos reservados;
- O intercâmbio discente com outras instituições de ensino, nacionais e internacionais, seja oportunizado;
- As necessidades e interesses dos alunos sejam contemplados e valorizados;
- Os alunos participem do seu processo de desenvolvimento humano e profissional, como sujeitos co-responsáveis.
O Curso de Especialização em Educação Ambiental entende que o processo de constru-ão de novas alternativas metodológicas para todos os profissionais, fundamenta-se no desen-volvimento ambiental, e tem como ponto de partida o comprometimento de seus professores com a educação ambiental, assim como da Instituição de Ensino com relação à questão ambiental.
Neste sentido, dá aos acadêmicos uma visão crítica e global do meio ambiente e as fer-ramentas metodológicas para elucidar valores e desenvolver atitudes que lhes permitam adotar uma postura crítica, ética e participativa frente às questões relacionadas com o meio ambiente local/global, com vistas à melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.
Portanto, este projeto pedagógico do curso está alicerçado na articulação de ações mul-tidisciplinares entre o corpo docente e discente visando que estas ações sejam exploratórias e de interação com os aspectos interdisciplinares do meio ambiente, conectando capacidades afetivas, emocionais, cognitivas e sociais, e questionando-se sobre o estruturado para a construção do novo.
Acredita-se que são as trocas de ações conjuntas, que proporcionam os espaços de socialização e construção, dentro do processo educativo, portanto, entende-se que a UNIVERSI-DADE deve ser lugar de mudança e não de reprodução do sistema vigente. Devido ao seu caráter multidisciplinar, constitui-se em um espaço privilegiado para o desenvolvimento de projetos que envolvam as questões ambientais.
Portanto, a integração dos diversos saberes: científico, social, político, cultural e eco-nômico, em um enfoque interdisciplinar do meio ambiente, se processa através da construção de um modelo fundamentado na idéia de interação entre os diferentes fatores que incidem sobre um problema ambiental. É, portanto, um processo dinâmico, onde dois ou mais concei-tos evoluem conjuntamente e conduzem à compreensão de um novo nível de complexidade.
É preciso compreender, então, que a educação ambiental faz parte de um método educativo multidimensional, exigindo reflexões que conduzam ao diálogo e ao estabelecimento de interações entre os diversos componentes das disciplinas e do currículo deste curso, bem co-mo, das suas áreas de concentração.
|