Curso de Ciências Econômicas - UFSM

Fone (0XX55) 3220 9294 ou ccienciaseconomicas@mail.ufsm.br

Histórico do Curso

No ano de 1946 começaram as primeiras tentativas de ensino superior na cidade. A comissão pró-fundação foi formada no dia 22 de Junho de 1946, enfrentando vários problemas, então em 1948, foi fundada a ASPES (Associação Santamariense Pró Ensino Superior), presidida pelo Prof. José Mariano da Rocha Filho. Em 1952, o Prof. Luís Gonzaga Isaia assumiu a presidência do sindicato dos contabilistas de Santa Maria e manifestou interesse em retomar a luta pela criação da Faculdade de Ciências Econômicas, ele recebeu o apoio de várias pessoas que enviaram um pedido de colaboração as ASPES e elaboraram o estatuto da associação. A comissão responsável pelo estatuto também trabalhou na criação da faculdade.

A apreciação da Comissão Especial Pró-Faculdade de Ciências Econômicas ocorreu no dia 15 de janeiro de 1953 e contou com a presença de José Mariano da Rocha Filho, Victor Schuch, Dorvalino Tonin, Luiz Benjamin Rech, Willy Schwark, Antônio Abelin e Luís Gonzaga Isaia. A comissão pediu auxílio aos Irmãos Maristas para a próxima etapa do projeto. Em 08 de dezembro de 1953, foi assina a ata de fundação da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas de Santa Maria. A sessão solene de fundação ocorreu no dia 19 de dezembro no Centro Cultural (atual Teatro Treze de Maio). A aula inaugural do curso ocorreu em março de 1955 no prédio construído na esquina das ruas Floriano Peixoto e Coronel Niederauer (atualmente onde fica o prédio do Banco do Brasil). O corpo docente Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas de Santa Maria passou a reunir Economistas, Advogados, Engenheiros e Religiosos. Eis a relação dos nomes que integraram o 1º corpo docente da nova instituição: Aristides Zanella, Altair Celestino Alves, Antônio Dirceu Hahn, Carlos Pfeifer, Dorvalino Tonin, Eliseu Blaya Perez, Edmar Behr, Floriano Kruel de Lemos, Frederico Didonet, Fernando Ferrari, Hardy Ervin Bathelt, José Marques da Rocha, José Kraetzer, Luís Gonzaga Isaia, Líneo Medeiros de Barros, Leônidas Didonet, Luiz Carlos Avancici, Milton Machado Monteiro, Nestor Schuch, Theodor Stratmann, Valentim Ferrari, Victor Francisco Schuch, Walter Cechella, Wilson Aita e Wilson Freitas Teixeira.

Em 1960, foi fundada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto a ela passou a existir a escolas agregadas, sendo uma delas a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, mantida pelos Irmãos Maristas, que passou a receber verbas públicas para sua manutenção. A partir de 1966, houve uma redução de repasses de verbas públicas, via UFSM, e a inflação provocaram situações difíceis para as escolas particulares, por um outro lado, as anuidades pagas não atendiam os encargos das instituições, por outro, os docentes das escolas agregadas a UFSM reivindicavam reposições salariais, em face de perda de poder aquisitivo.

Na sessão n.º 114 do Conselho Universitário, realizada em 20 de novembro de 1969, foi aprovada por unanimidade, a criação do Curso de Ciências Econômicas, para pleno funcionamento em 1970. Em 12 de dezembro do mesmo ano, através da portaria 3858, foi designado o Prof. Luís Gonzaga Isaia como Coordenador do curso de Ciências Econômicas. Deste modo a UFSM passou a oferecer ensino gratuito a seus alunos e o curso da Faculdade de Ciências Econômicas foi extinto gradativamente.

No 1º estatuto da UFSM (1970), o curso de Economia passou a integrar o Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas. Em 1973 foi formada a 1ª turma de Bacharéis em Ciências Econômicas. No ano de 1974 deu-se o reconhecimento do curso, através do decreto nº 73.867/74. Desde sua criação eram oferecidos 80 vagas com duplo ingresso.

Nos anos de 1976 e 1977, o currículo do curso sofreu profundas alterações. Pelo 2º estatuto da UFSM (1978), o curso de Economia passou a integrar o Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM.

No ano de 1998, foi criada a opção para o curso diurno, com 40 vagas, sendo 32 pelo vestibular e 08 pelo PEIES, aumentando as opções para o ingresso no Curso, sendo a 1ª turma de bacharéis formada em abril de 2002.

O currículo foi reformulado no ano de 2004, incorporando novas disciplinas, mais adequadas à modernização tecnológica e às alterações no ambiente econômico mundial.

Primeiro Prédio do Curso na Rua Mal. Floriano Peixoto, nº 1681.

Segundo Prédio (Antiga Reitoria) na Rua Mal. Floriano Peixoto, nº 1184.

Terceiro Prédio (Antigo Hospital Universitário) Rua Mal. Floriano Peixoto, nº 1750.

Ex-Coordenadores:

Prof. Elder Estevão de Mello (2005-2006)
Prof. Sérgio Alfredo Massen Prieb (2003-2004)
Prof. Adriano José Pereira (2002-2003)
Prof. Pascoal José Marion Filho (1998-2002)
Prof. Elder Estevão de Mello (1997)
Prof. Adayr da Silva Ilha (1996) – Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas
Prof. Cláudio Einloft (1994-1995) – Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas

Curso de Ciências Econômicas
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004