Programa Político-Pedagógico (PPP)APRESENTAÇÃO
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Curso de Graduação em Ciências Econômicas é o resultado de discussões realizadas entre os membros dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica e fundamenta-se no Projeto Político-Pedagógico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aprovado pelo CEPE em 12/12/2000. A estruturação do PPP leva em consideração a Resolução Nº7/2006, que institui as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas, complementada pelo Parecer CNE/CES Nº329/2004, que trata carga horária mínima dos cursos de graduação em bacharelado. O período proposto para implementação do presente projeto é o primeiro Semestre Letivo de 2007.
Projetar significa lançar-se para frente, guiado por uma ação intencional e sistemática. A realização dos objetivos do projeto depende do comprometimento de todos os membros da comunidade acadêmica, enquanto cidadãos responsáveis pela missão institucional e social da UFSM. Nesse sentido, o compromisso do corpo docente e do corpo discente com a qualidade do curso é o principal alicerce do presente Plano. A solidez desse alicerce depende da capacidade de ambos os lados reinventarem a relação professor-aluno, tendo como suporte princípios éticos e de respeito à dignidade humana. Depende, igualmente, de ações articuladas e cooperativas entre professores, no sentido de romper com a tradição do ensino depositário e bancário.
O principal desafio proposto neste Plano é a ênfase na dimensão pedagógica, isto é, na construção do saber pedagógico em Ciências Econômicas. Esse saber é indissociável do saber técnico-científico, mas ao mesmo tempo o transcende. Por isso mesmo, o saber pedagógico em Ciências Econômicas se constitui em um campo específico do conhecimento. A experiência docente, com uma sólida formação humanista, assim como o conhecimento técnico, são componentes do saber pedagógico e necessitam de uma estrutura curricular adequada para que os aspectos pedagógicos possam ter o efeito almejado.
Assim, a abordagem metodológica da proposta curricular utilizada tem por base a elaboração de um modelo que divide-se Parte Fixa e Parte Flexível. A Parte Fixa sendo composta de disciplinas que compõem a Formação Geral e a Formação Histórico-Teórico-Quantitativa do Economista e a Parte Flexível pelos seus desdobramentos.
Nestes termos, o currículo, que é uma construção social, reflete opções por determinados paradigmas técnico-científicos e é a ferramenta das transformações das relações de ensino. A estrutura curricular proposta para o Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFSM fundamenta-se num enfoque pluralista e na flexibilização do conteúdo da grade curricular. Entende-se que o enfoque pluralista é um elemento essencial, tanto para o desenvolvimento da capacidade reflexiva do aluno, como do desenvolvimento das demais habilidades profissionais. JUSTIFICATIVA
Tendo em vista as mudanças estruturais na economia mundial ocorridas na última década, que podem ser caracterizadas pela globalização dos mercados financeiros, formação de blocos econômicos, reestruturação do setor público brasileiro, mudanças no mundo do trabalho, entre outras, torna-se indispensável ao Curso de Ciências Econômicas da UFSM adequar-se a essa nova dinâmica econômica. Assim sendo, é necessário um conjunto de transformações que envolvam tanto a formação acadêmica quanto a preparação para o desempenho profissional. Buscou-se, portanto, a construção de uma estrutura curricular que se adaptasse às constantes transformações no campo da economia e que, ao mesmo tempo, oferecesse ao aluno uma sólida formação histórico-teórico-quantitativa.
Para tanto, de acordo com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº9.394/96, da Resolução CNE/CES Nº7/2006 que institui as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Ciências Econômicas e pelo Parecer CNE/CES Nº329/2004, que trata carga horária mínima dos cursos de graduação em bacharelado, o primeiro passo para alcançar esse objetivo foi dividir a grade curricular em duas partes: fixa e flexível. Na Parte Fixa foram escolhidas as disciplinas que abordassem o conteúdo básico de Economia, nos aspectos históricos, teóricos e quantitativos, indispensáveis para a formação do Economista. Com relação à Parte Flexível as disciplinas e atividades complementares deverão conter os desdobramentos, aprofundamentos e aplicações práticas das disciplinas contidas na primeira parte.
Esta nova estrutura proposta tem uma característica importante, que é a de provocar uma mudança de comportamento, tanto do corpo docente quanto discente. O corpo docente, através da oferta flexível de disciplinas, terá a oportunidade de optar pela permanente avaliação do conteúdo que será ministrado, tanto nos aspectos teóricos e especializados quanto dos seus aspectos conjunturais da Economia. Por sua vez, a flexibilização da grade curricular permite:
a)ajustar a oferta de disciplinas e de outras atividades complementares ao perfil dos professores e alunos do curso;
b)integrar com maior facilidade as atividades de ensino, pesquisa e extensão;
c)desenvolver atividades visando destacar a integração entre conteúdos multidisciplinares específicos;
d)formar profissionais com perfis diferenciados através da ênfase no aprofundamento do conhecimento em áreas específicas, em detrimento da oferta de um conhecimento geral e superficial;
e)implementar novas formas de aprendizado e avaliação dos alunos;
f)romper com a dicotomia entre a teoria e a prática; e,
g)valorizar a concepção de educação como um processo contínuo e indissociável do desenvolvimento profissional.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Formar profissionais conscientes de seu papel como cidadãos e capazes de solucionarem problemas de natureza econômica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a)identificar e analisar as teorias do pensamento econômico e os aspectos presentes na evolução histórica e filosófica da economia e suas influências sobre as decisões macro e microeconômicas;
b)conhecer, analisar e aplicar os princípios microeconômicos e os seus desdobramentos de economia industrial;
c)compreender os conceitos dos agregados macroeconômicos e a quantificação monetária, fiscal e do setor externo de uma economia;
d)conhecer, analisar e aplicar os princípios macroeconômicos, inclusive relacionados a economia monetária, desenvolvimento econômico e economia e internacional;
e)construir e usar índices econômicos, formular, especificar, identificar e estimar modelos econométricos;
f)proceder a análise crítica dos aspectos da formação histórica da economia brasileira;
g)utilizar o método científico na elaboração, execução e avaliação de trabalhos científicos;
h)aprofundar os conhecimentos históricos, teóricos e quantitativos, bem como as suas aplicações práticas;
i)compreender a integração da ciência econômica aos aspectos éticos e aos de conhecimento geral. PERFIL DESEJADO DO FORMADO
O curso visa habilitar o egresso do Curso de Ciências Econômicas para atuar no setor privado e no setor público e desempenhar as atividades previstas na legislação profissional.
Ao concluir o curso o egresso deve revelar:
a)capacidade para entender questões econômicas, em seu contexto histórico-social;
b)capacidade para tomar decisões e resolver problemas de natureza econômica;
c)capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e
d)domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita.
O egresso do curso de ciências econômicas deve revelar as seguintes competências e habilidades:
a)desenvolver raciocínios logicamente consistentes;
b)ler e compreender textos econômicos;
c)elaborar pareceres e relatórios técnicos;
d)lidar com conceitos teóricos fundamentais da Ciência econômica;
e)utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos sócio-econômicos;
f)diferenciar e compreender criticamente as correntes teóricas. ÁREAS DE ATUAÇÃO
As áreas de atuação para as quais o Bacharel em Ciências Econômicas será preparado durante o Curso de Ciências Econômicas da UFSM atende as regulamentações da Profissão do Economista nas seguintes modalidades:
a)de cargos e funções privativos ou inerentes à profissão de Economista, de provimento a qualquer título no Serviço Público Federal, Estadual, Municipal ou Distrito Federal, suas Autarquias, Empresas Públicas, Mistas ou Paraestatais e em Empresas Privadas, mediante qualquer vínculo empregatício (trabalhista ou estatutário);
b)do magistério de disciplinas relacionadas ao seu campo profissional;
c)de atividade liberal, como profissional autônomo.
As modalidades acima têm como desdobramentos as seguintes atividades:
a)assessoria, consultoria e pesquisa econômico-financeira;
b)estudos de mercado e de viabilidade econômico-financeira;
c)análise e elaboração de cenários econômicos, planejamento estratégico nas áreas social, econômica e financeira;
d)estudo e análise de mercado financeiro e de capitais e derivativos;
e)estudo de viabilidade e de mercado relacionado à economia da tecnologia, do conhecimento e da informação, da cultura e do turismo;
f)produção e análise de informações estatísticas de natureza econômica e financeira, incluindo contas nacionais e índices de preços;
g)planejamento, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação econômico-financeira de política tributária e finanças públicas;
h)assessoria, consultoria, formulação, análise e implementação de política econômica, fiscal, monetária, cambial e creditícia.
i)planejamento, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de planos, programas, projetos de natureza econômico-financeira;
j)Avaliação patrimonial econômico-financeira de empresas e avaliação econômica de bens intangíveis;
k)perícia judicial e extrajudicial e assistência técnica, mediação e arbitragem, em matéria de natureza econômico-financeira, incluindo cálculos de liquidação;
l)análise financeira de investimentos;
m)estudo e análise para elaboração de orçamentos públicos e privados e avaliação de seus resultados;
n)estudos de mercado, de viabilidade e de impacto econômico-social relacionados ao meio ambiente, à ecologia, ao desenvolvimento sustentável e aos recursos naturais;
o)auditoria e fiscalização de natureza econômico-financeira;
p)formulação, análise e implementação de estratégias empresariais e concorrenciais;
q)economia e finanças internacionais, relações econômicas internacionais, aduanas e comércio exterior;
r)certificação de renda de pessoas físicas e jurídicas e consultoria em finanças pessoais;
s)regulação de serviços públicos e defesa da concorrência;
t)estudos e cálculos atuariais nos âmbitos previdenciário e de seguros. PAPEL DOS DOCENTES
Cabe aos docentes vinculados ao Curso de Ciências Econômicas liderar e conduzir o processo de implementação e avaliação da estrutura curricular proposta. É indispensável ao corpo docente adaptar-se a uma dinâmica de constante atualização e de novos desafios, o que torna a atividade docente cada vez mais complexa a ao mesmo tempo mais rica. Desse modo, o novo comportamento deverá refletir-se nas atividades docentes de ensino, pesquisa e extensão. As mudanças do procedimento pedagógico do professor são de vital importância para que ocorra efetivamente algum tipo de transformação, e não meramente a implantação de nova grade curricular.
Com relação a conexão entre professores e alunos, essa proposta deverá permitir que tanto o potencial do professor seja amplificado, quanto o desenvolvimento técnico e humano do aluno seja promovido. No entanto, o professor necessita formar e orientar o aluno aproveitando todo o seu potencial acadêmico.
O método de ensino deverá ser alvo de avaliação por parte do professor, dado que a nova estrutura curricular permite flexibilidade. Especificamente, no caso do processo de avaliação dos alunos, será possível romper com as formas de avaliação tradicional e contribuir efetivamente no preparo do aluno para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Finalmente, o papel do docente passará, inevitavelmente, pela constante busca de atualização, de diversificação de conteúdos e de aplicações práticas. Isso depende especialmente da qualificação do professor em termos de titulação e produção científica, o que certamente é a essência da oferta de um curso de graduação de qualidade. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
A implantação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) requer as seguintes estratégias por parte da Coordenação do Curso, apoiadas pela Chefia do Departamento de Ciências Econômicas, bem como dos departamentos que oferecem disciplinas no Curso:
a)ampliar a oferta de oportunidades de participação de alunos em projetos de ensino, pesquisa e extensão;
b)incentivar o uso das novas tecnologias, por parte do professor e do aluno, especialmente aquelas relacionadas à área de informática, como forma de tornar mais dinâmico o processo de ensino-aprendizagem;
c)incentivar a formação de grupos de trabalho que integrem alunos e professores da graduação e da pós-graduação;
d)estimular a disseminação da produção acadêmica de alunos e professores como meio de ampliar a inserção do Curso na comunidade local e regional;
e)ampliar o intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras;
f)incentivar a diversificação do conhecimento e a independência acadêmica do aluno através de atividade complementares;
g)incentivar a implantação de avaliações interdisciplinares, que permitam o desenvolvimento de habilidades essenciais para a execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
h)atribuir ao Colegiado de Curso a responsabilidade de conduzir o processo de avaliação do Curso e de propor medidas para corrigir problemas detectados. ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFSM fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares para o curso de ciências econômicas, conforme a Resolução CNE/CES Nº07/2006 e no Projeto político Pedagógico da Universidade Federal de Santa Maria, aprovado pelo CEPE em 12/12/2000.
A estrutura curricular do Curso de Graduação em Ciências Econômicas obedece ao regime acadêmico de créditos e apresenta a seguinte composição: Parte Fixa e Parte Flexível, esta última composta de Disciplinas Complementares de Graduação(DCGs) e Atividades Complementares de Graduação (ACGs). As DCGs e ACGs estão regulamentadas, respectivamente, pelas Resoluções 027/99 e 22/99 da UFSM. A Parte Fixa corresponde a 1980 horas/aula e a Parte Flexível é composta de 840 horas/aula de DCGs e 180 horas/aula de ACGs.
PARTE FIXA
A Parte Fixa compõe-se de:
a) Conteúdos de Formação Geral: contemplados através do estudo introdutório de Economia, Matemática, Estatística, Contabilidade e Direito, bem como dos aspectos básicos e preliminares relacionados à Filosofia, Ética, Sociologia, Ciência Política e Administração.
b) Conteúdos de Formação Teórico-Quantitativa: tratam do estudo de Matemática e Estatística mais aprofundados, Econometria, Contabilidade Social, Macroeconomia, Microeconomia e Economia Industrial, Economia Internacional e Desenvolvimento Socioeconômico, e de tópicos de Economia Monetária, Economia do Setor Público e Economia Política.
c) Conteúdos de Formação Histórica: envolvem as conteúdos que tratam da História do Pensamento Econômico e seu desdobramento em Economia Marxista, História Econômica Geral, Formação Econômica do Brasil e Economia Brasileira Contemporânea.
d) Conteúdos Teóricos-Práticos: tratam da Orientação Metodológica, incluindo Técnicas de Pesquisa em Economia, que, somadas à formação recebida pelo aluno no decorrer do Curso, possibilitarão desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na forma de uma monografia. As Normas de Monografia encontram-se, no presente projeto, juntamente com a legislação de regula o currículo do curso. PARTE FLEXÍVEL
A Parte Flexível é constituída por DCGs e ACGs aprovadas pelo Colegiado do Curso de Ciências Econômicas. As DCGs e ACGs integrar-se-ão às disciplinas da Parte Fixa através da complementação, atualização e aprofundamento dos seus conteúdos. O conjunto de atividades desenvolvidas na Parte Flexível deve, ainda, possibilitar ao aluno desenvolver sua capacidade analítica através de sua inserção em atividades de pesquisa e extensão e desenvolver suas habilidades de comunicação oral e escrita.
Para efeitos de dispensa de DCGs e ACGs serão consideradas áreas afins à área de Economia: Contabilidade, Direito, Administração, Sociologia e Ciência Política, História, Filosofia e, como desdobramento e aprofundamento da formação, as áreas de Matemática e Estatística. Outras áreas poderão ser incluídas pelo Colegiado do Curso de Ciências Econômicas. Disciplinas Complementares de Graduação (DGGs)
A distribuição de DCGs ao longo dos semestres da seqüência aconselhada das opções Diurno e Noturno, foi determinada levando em consideração as diferenças de características entre os alunos das duas opções em termos de disponibilidade de tempo. Caberá ao Colegiado do Curso de Ciências Econômicas a homologação do elenco e o sistema de oferta de DCGs que irá compor a Parte Flexível com pelo menos um semestre de antecedência, da respectiva solicitação de oferta.
Com o objetivo de permitir a escolha de disciplinas, o Curso de Ciências Econômicas deverá definir um conjunto de DCGs que totalize no mínimo 1200 horas/aula, distribuídas conforme um sistema de oferta, amplamente divulgado na comunidade acadêmica, que indique a periodicidade de cada disciplina, o que deverá respeitar e contribuir para a integralização curricular determinada na seqüência aconselhada dos Cursos Diurno e Noturno. O elenco de DCGs e o sistema de oferta deve levar em consideração a sua integração das disciplinas com a Parte Fixa do Curso, a não sobreposição de conteúdos e a existência ou não de pré-requisitos. O Colegiado do Curso deve ter por objetivo manter o equilíbrio na formação geral, histórica e teórico-quantitativa e ao mesmo tempo contemplar o currículo com uma visão pluralista e com novas metodologias de ensino. As definições do Colegiado de Ciências Econômicas poderão sofrer alterações devido às constantes transformações ocorridas no campo das Ciências Econômicas.
Da Dispensa de Disciplinas Complementares de Graduação(DCG’s)
Para fins de cômputo de carga horária de DCGs serão dispensadas por aproveitamento de disciplinas cursadas na UFSM ou em cursos reconhecidos pelo MEC em outras Instituições de Ensino Superior. Na eventual não equivalência de determinada(s) disciplina(s) no elenco de DCGs do Curso de Ciências Econômicas realizar-se-ão as dispensas nos casos descritos abaixo, conforme parecer da Coordenação
Disciplinas da área de Economia não presentes no Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria (máximo de 180 horas/aula)
DCG1021 - Tópicos em Economia A – 60 horas/aula
DCG1022 - Tópicos em Economia B – 60 horas/aula
DCG1023 - Tópicos em Economia C – 60 horas/aula
Disciplinas de áreas consideradas afins à área de Economia não presentes no Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria (máximo de 300 horas/aula)
DCG1024 - Tópicos Especiais A – 60 horas/aula
DCG1025 - Tópicos Especiais B – 60 horas/aula
DCG1026 - Tópicos Especiais C – 60 horas/aula
E as novas DGGs de Tópicos Especiais
DCG - Tópicos Especiais D – 60 horas/aula
DCG - Tópicos Especiais E – 60 horas/aula
Atividades Complementares de Graduação (ACGs)
As ACGs, que totalizam 180 horas/aula, deverão ser desenvolvidas nas seguintes modalidades e as respectivas cargas horárias máximas para dispensa, devidamente comprovadas:
a) Participação em eventos (até 180h);
b) Atuação em núcleos temáticos (até 180h);
c) Atividades de extensão (até 180h);
d) Estágios extracurriculares (até 60h);
e) Atividades de iniciação científica e de pesquisa (até 180h);
f) Publicação de Trabalhos(até 60h por trabalho completo e 30h por resumo);
g) Participação em órgãos colegiados (até 15h);
h) Monitoria (até 60h por disciplina diferente);
i) Outras atividades a critério do colegiado.
As ACGs poderão ser realizadas desde o primeiro semestre letivo da seqüência aconselhada, dado a possibilidade de assumir um caráter informativo e de iniciação nas Ciências Econômicas, podendo ser compostas de atividades na área de Economia e áreas afins à Economia. As informações sobre a participação dos alunos em ACGs, com exceção das modalidades a) e f), deverão estar organizadas e disponíveis na Coordenação do Curso.
CONTEÚDOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES E DISCIPLINAS
CONTEÚDO DIURNO (PDF)
CONTEÚDO NOTURNO (PDF) SEQUÊNCIA ACONSELHADA
DIURNO
1° Semestre
2° Semestre
3° Semestre
4° Semestre
5° Semestre
6° Semestre
7° Semestre
8° Semestre NOTURNO
1° Semestre
2° Semestre
3° Semestre
4° Semestre
5° Semestre
6° Semestre
7° Semestre
8° Semestre
9° Semestre
10° Semestre
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