Curso de Ciências Econômicas - UFSM

Fone (0XX55) 3220 9294 ou ccienciaseconomicas@mail.ufsm.br

MATRÍCULAS

MATRÍCULA de Calouros aprovados no Vestibular 2008 e PEIES (Segunda Turma - Noturno)

Data : Segunda-feira 11 de agosto de 2008
Horário: 19:00 horas
Neste dia além da matrícula haverá uma Palestra do Coordenador sobre o “Curso de Ciências Econômicas”(Presença obrigatória).

Observação: Os calouros e transferidos que desejem fazer aproveitamento de disciplinas já cursadas, na UFSM ou em outras Instituições, deverão trazer:
1) Histórico Escolar (original e cópia).
2) Programa das Disciplinas (original e cópia).

MATRÍCULA do 2o. Semestre de 2008 - Para alunos do 2o. semestre em diante

• Antes de efetuar sua matrícula verifique se foi aprovado nas disciplinas que são pré-requisitos.
• Ingressar no portal do aluno em www.ufsm.br com o número de matrícula e senha da biblioteca.
• Cuidar a lista de Pré-requisitos (inclusive para DCGs) em vigor para o 2o. Semestre de 2008.
• Para sua segurança, sugere-se que imprimam suas solicitações de matricula.

PRIMEIRA ETAPA DA MATRÍCULA-WEB: Período de 18/07 a 30/07.
Solicitação de matrícula apenas no seu Turno:

• Em 01/08 o CPD processará as solicitações de matrícula.
• Critério de processamento de matricula: Prioridade 1o, Seqüência aconselhada; Prioridade 2o, Ordem de matrícula na UFSM.
• Verificar no Portal do Aluno a partir de 04/08, à tarde, como foi processada sua matrícula. Verificar se obteve vaga ou não. Logo após imprima seu comprovante de matrícula.
O saldo de vagas será colocado à disposição na Segunda Etapa da Matrícula-WEB.

SEGUNDA ETAPA DA MATRÍCULA-WEB: Período de 04/08 a 10/08

Ajuste de matrícula: Exclusão e inclusão de disciplinas do seu turno e do turno contrário.

• Em 11/08 o CPD processará as solicitações de ajuste de matrícula.
• Verificar no Portal do Aluno após 13/08 como foi processada sua matrícula.
• Verificar se obteve vaga ou não.
Logo após imprima seu comprovante de matrícula.
O saldo final de vagas será colocado à disposição no período de ajuste de matricula na Coordenação do Curso (sala 610)

AJUSTE DE MATRÍCULA NA SECRETARIA DO CURSO

TURNO DIURNO

DIAHORÁRIOAÇÃO A SER DESENVOLVIDA
Dia 18/0808 horas às 11 horasFormandos 2008-2
19 a 21 de agosto 08 horas às 11 horasDemais alunos do Curso


TURNO NOTURNO

DIAHORÁRIOAÇÃO A SER DESENVOLVIDA
18 de agosto18:30 às 21:30Formandos 2008-2
19 a 21 de agosto18:30 às 21:30Demais alunos do Curso


OBSERVAÇÃO: O atendimento será por ordem de chegada e depende do funcionamento do Sistema de matricula SIE da UFSM.

AJUSTE PARA ALUNOS DE OUTROS CURSOS

DIAHORÁRIOAÇÃO A SER DESENVOLVIDA
18 a 21 de agosto08 horas às 11:00 horas 18:30 à 21:30 horasEntrega de solcitações de ajuste na Secretaria do Curso
22 de agostoProcessamento de solicitações de ajuste (de acordo com o saldo de vagas e por ordem de entrega)


CARGA HORÁRIA MÍNIMA SEMESTRAL

Turno Diurno: 240 Horas (equivalente a 4 disciplinas de 60 horas/aula).

Turno Noturno: 180 Horas (equivalente 3 disciplinas de 60 horas/aula).

ATENÇÃO:

Matrículas com carga horária inferior à mínima poderão ser anuladas.

A única exceção são impedimentos decorrentes de pré-requisitos e alunos formandos.

TRANCAMENTO TOTAL

Turno Diurno: O limite é de 4 trancamentos.

Turno Noturno: O limite é de 5 trancamentos.

DATA LIMITE PARA TRANCAMENTO DE MATRICULA

Os Trancamentos Totais, dentro do limite, e os Trancamentos Parciais, limitados a 6 (seis) no total, poderão ser realizados:

No período de 27/08 até no máximo 15/09

Na Secretaria do Curso, no horário de expediente externo:

Manhã: 08:00 às 11:00 horas

Noite: 18:30 às 21:30 horas.

DISPENSA DE DISCIPLINAS

Para efetuar sua Matrícula do 2o. semestre de 2008, sem problemas de pré-requisitos a data limite para pedidos de Dispensa de Disciplinas é 25 de junho.

Após essa data não serão recebidas mais solicitações, pois o DERCA não aceita.

Solicitações de dispensa voltam a ser recebidas somente após 16 de setembro.

Curso de Ciências Econômicas
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004