ACUPUNTURA

A acupuntura foi implantada pelo SSST aos servidores do HUSM no dia 07/11/2008.

O atendimento aos servidores do HUSM serão todas as sextas-feiras a partir das 08:30 min., mediante agendamento dos servidores encaminhados.

Rotina:

A marcação para acupuntura será mediante encaminhamento pela Médica do Trabalho Drª Liliani M. Brum.

O agendamento dos servidores encaminhados pela Médica do Trabalho deverão ser feito no SSST com a Enfª Nelcinda.

O responsável pela Terapia de Acupuntura é o Fisioterapeuta José Eduardo Donato.

O que é Acupuntura?

Acupuntura – Fundamentos Filosóficos:

Na concepção filosófica chinesa a energia que permeia todas as coisas CHI ou Qí, flui por todo o corpo através de 14 caminhos principais chamados Meridianos. Quando o YIN e o YANG estão em harmonia, o chi flui livremente pelo corpo, e a pessoa tem saúde. Quando a pessoa está doente há uma obstrução do chi ao longo de um dos meridianos.

O equilíbrio natural entre o yin e o yang pode ser danificado pelos fatores patogênicos, que são a causa das doenças. Os fatores patogênicos são classificados em exógenos que causam doenças exógenas ou as infecções externas, estes incluem as mudanças atmosféricas anormais, agentes patogênicos epidemiológicos, traumatismos, etc. Os fatores patogênicos endógenos, causam doenças endógenas ou as afecções internas, incluem emoções fortes como euforia, raiva, melancolia, ansiedade, preocupação, desgosto, medo e pavor, além de alimentação inadequada, cansaço excessivo, desgaste sexual, etc.

O tratamento pela acupuntura consiste em inserir agulhas em pontos específicos do corpo, através de técnicas de tonificação ou sedação, visando a remoção de obstruções do chi prejudiciais à saúde, e assim restaurando a distribuição ou o equilíbrio do yin e yang.

Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa:

A Medicina Tradicional Chinesa ou MTC é um sistema médico desenvolvido e praticado na China há centenas de anos. As referências mais antigas da literatura datam da dinastia Han, século II a.C..

A teoria da Medicina Chinesa afirma que existem condutos no nosso corpo, chamados meridianos, por onde circulam uma influência sutil denominada Qi. O Qi, na visão chinesa, é a base das funções fisiológicas e psicológicas do ser humano e quando a sua circulação normal sofre um bloqueio ou obstrução ocorrem as desarmonias nos órgãos internos, podendo gerar quadros de excesso ou deficiência desta influência sutil.

A MTC, modernamente, é dividida em 5 especialidades principais que promovem o equilíbrio do Qi e melhoram a sua circulação nos meridianos:

– Acupuntura: tratamento através das agulhas inseridas nos pontos dos meridianos;
– Tui Na: massoterapia chinesa que utiliza técnicas de massagem e manipulação;
Fitoterapia: tratamento com plantas medicinais;
– Qi Gong: exercícios terapêuticos chineses;
– Dietoterapia: especialidade que trata os desequilíbrios através dos alimentos.

Dentre estes recursos terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura, que tem como significado ACUS = AGULHA, PUNTURA = PUNÇÃO, tem papel primordial não só na prevenção e no tratamento de doenças, como também na promoção da saúde. Esta terapia, como foi dito acima, tem sido praticada há mais de 2.000 anos na China, mas só vem sendo amplamente divulgada e praticada no ocidente nas últimas décadas do século XX.

Na acupuntura através da inserção de agulhas especiais em locais específicos no corpo humano(meridianos e pontos de acupuntura), provocamos alterações fisiológicas e energéticas que propiciam a sua auto-regulação, recuperando seu equilíbrio físico e psíquico de forma natural, o que é chamado pelos chineses de "estado de saúde".

O estímulo nos pontos de acupuntura, pode ser feito das mais variadas formas como por exemplo: agulhas, moxa(bastão em brasa da erva Artemísia), ventosa, eletro-estimulação, laser, magnetos, entre outros.

Objetivos: EM CONSTRUÇÃO

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004