Localização/CaracterísticaA bacia hidrográfica do arroio Lajeado Ferreira, afluente do Rio Guaporé, pertencente à bacia do Taquari – Antas. Essa bacia possui uma de área de 1,19 km² e está localizada no município de Arvorezinha/RS (Figura 1). Os critérios para a escolha desta bacia hidrográfica foram: (a) severidade dos fenômenos hidrológicos e erosivos; (b) disponibilidade de dados pluviométricos, fluviométricos e meteorológicos; (c) fisiografia representativa de bacias de cabeceira, e (d) uso e manejo das terras representativos de áreas sob cultivo intensivo com a cultura de fumo no estado do Rio Grande do Sul.
O município de Arvorezinha encontra-se na encosta superior nordeste do estado, na transição do planalto com o vale do rio Taquari-Antas. Nessa região a topografia é acidentada, com vertentes curtas e com alta declividade, riachos e rios com grande energia e pouca sinuosidade. As águas dessa bacia drenam para o sistema fluvial Taquari-Antas. A hierarquia da bacia, segundo a classificação de Strahler, é de segunda ordem, a densidade de drenagem é na ordem de 2,395 km.km-2 e a declividade média do canal principal é de 8,2%.
Segundo Köppen, o clima é classificado como Cfb – clima sub-tropical, super-úmido, mesotérmico, com verões frescos e geadas severas demasiadamente freqüentes, sem estação seca.
Os solos encontrados na região apresentam baixa capacidade de infiltração e armazenamento de água, além de alta susceptibilidade à erosão hídrica. As principais classes de solos encontrados na região são: Alissolo, Cambissolo e Neossolo.
A produção de fumo (Nicotina tabacum L) é a principal atividade econômica das propriedades encontradas nessa bacia. O sistema produtivo utilizado pelos agricultores, até o ano de 2003, era baseado no alto uso de insumos e no intenso revolvimento de solo, realizado entre os meses de agosto e outubro. Além das áreas de cultivo são encontradas na bacia áreas com pastagem natural, pousio (sistema adotado pelos agricultores, onde o solo é deixado sem cultivar por um determinado período) e floresta secundária. A partir do ano de 2003, o Serviço de Extensão Rural do Rio Grande do Sul – EMATER - RS, vem implementando um programa de conservação de solo, onde as práticas de adubação verde de inverno e o sistema de cultivo mínimo têm sido adotados em quase 70% da área cultivada com fumo na bacia hidrográfica.
 Figura 1. Localização da bacia hidrográfica experimental de Arvorezinha – RS.
|