Monitoramento

A obtenção da produção anual de sedimentos na bacia é determinada a partir do somatório da produção de sedimentos medida para os principais eventos de precipitação que ocorre durante o ano. A produção de sedimentos por sua vez é obtida a partir do somatório da descarga sólida (massa no tempo) obtida durante o evento de precipitação.

A vazão é determinada de forma contínua e automática através de um equipamento denominado de linígrafo enquanto a concentração de sedimentos é determinada manualmente pelo hidrotécnico durante os eventos de precipitação.

No que se refere à quantificação dos parâmetros relacionados com o clima estão instalados próximos aos divisores de água da bacia hidrográfica cinco pluviômetros que são conferidos pelo hidrotécnico após cada evento de chuva. Além disso, em um dos pontos mais elevados da bacia hidrográfica está instalada uma estação meteorológica que monitora e armazena diversas informações relacionadas com o clima, tais como: precipitação, velocidade e orientação do vento, umidade relativa do ar, entre outras.

(a)
(b)
Figura 2. Vista geral da localização da (a) estação meteorológica, e (b) de um dos pluviômetros e pluviógrafo, instalados na bacia hidrográfica.

A amostragem dos sedimentos em suspensão, na bacia de Arvorezinha, é realizada através do uso do amostrador a vau DH-48, com o hidrotécnico posicionado sobre a passarela construída para esse fim na seção de controle (Figura 3a) e do amostrador de nível ascendente (ANA) (Figura 3b).

(a)
(b)
Figura 3. Vista geral da seção de monitoramento, durante um evento de pequena magnitude, e onde é possível visualizar (a) o hidrotécnico realizando coleta com amostrador a vau DH-48 e, (b) o amostrador de nível ascendente (ANA) instalado na seção.

A coleta das amostras do escoamento durante os eventos de precipitação-vazão tem a finalidade de determinar a concentração de sedimentos em suspensão no escoamento. As amostras coletadas durante os diversos eventos são enviadas para o Laboratório de Sedimentos do IPH/UFRGS para ser determinada a concentração de sedimentos em suspensão através do método da evaporação.

O cálculo da descarga sólida é então realizado através do produto entre a concentração de sedimentos e a descarga líquida medida no exato instante da amostragem pelo linígrafo (registrador de nível da água do arroio) que está acoplado a uma calha Parshall que foi construída a uma distância, aproximada, de 60,0 m da seção de monitoramento (Figura 4).

Quando o evento é monitorado pelo hidrotécnico, este utiliza o amostrador a vau DH-48 (Figura 3a), coletando amostras durante todo o evento chuva-vazão, em intervalos que variam de 1 a 30 minutos, dependendo da variação do nível da água observado na régua colocada junto da seção de controle. A plotagem da seqüência de concentrações num eixo de coordenas (concentração vs. tempo) gera o sedimentograma, que permite determinar a variabilidade temporal da concentração de sedimentos em cada um dos eventos monitorados.

(a)
(b)
Figura 4. Vista geral da localização da calha Parshall (a) identificando a régua, o ponto onde está instalado o poço do linígrafo (a e b) e o conjunto contendo painel solar e o datalogger (b).
UFRGS - UFSM - UFPR - FURB
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004