HistóricoAtravés do Programa de Manejo dos Recursos Naturais e de Combate à Pobreza Rural (RS-RURAL) a EMATER-RS e o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH - UFRGS) iniciaram no ano de 2001 ações de monitoramento de qualidade do solo e da água da Bacia Rural Cândido Brum localizada no município de Arvorezinha – RS.
O objetivo das ações de monitoramento foi o de avaliar os impactos das ações do Programa RS-RURAL sobre os recursos naturais dessa bacia. Com o final do programa RS-RURAL em 2004 a EMATER, o SINDIFUMO e a UFRGS-IPH estabeleceram um convênio de cooperação para dar continuidade tanto nas ações de fomento a implantação das práticas de conservação do solo e da água como ao projeto de monitoramento.
Especificamente no caso do programa de monitoramento a UFRGS-IPH através dos programas de pós-graduação em Recursos Hídricos (PPG-IPH) e de Ciência do Solo vem utilizando esse projeto para o desenvolvimento de diversas pesquisas onde estudantes de pós-graduação através de dissertações de mestrado e teses de doutorado tem enfocado os efeitos da utilização das práticas de conservação do solo e da água na cultura do fumo sobre os recursos naturais.
O desenvolvimento de trabalhos científicos nesta bacia tem possibilitado avaliar a importância das práticas conservacionistas tanto para melhorar a qualidade dos solos como para controlar a erosão do solo e a transferência dos sedimentos para os rios uma vez que os sedimentos são considerados o principal elemento poluidor dos rios, lagos e reservatórios.
|