É necessário que os informes passem por uma revisão realizada por algum bibliotecário, ANTES de irem para a impressão.
TÉCNICAS E NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO INFORME TÉCNICO
– 2007 –
Na elaboração das técnicas e normas do Informe Técnico foram levados em consideração aspectos importantes do “Projeto de Difusão de Tecnologia gerada no Centro de Ciências Rurais”, do qual o informativo faz parte; tais como os objetivos e a clientela e as técnicas de apresentação do próprio Informe.
O referido projeto tem como objetivos, difundir parte da tecnologia gerada pela pesquisa na área rural, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região do COREDE/CENTRO e estimular ações integradas de pesquisa e extensão.
A clientela alvo desse projeto são os Técnicos dos Escritórios Municipais e Regional da EMATER; Técnicos das Secretarias Municipais de Agropecuária da Região e Técnicos dos Escritórios de Assistência Técnica Privada, Cooperativas, Empresas Produtoras e Comercializadoras de Insumos Agrícolas e de Produtores da Região COREDE/CENTRO.
Portanto, há a necessidade de levar em consideração na elaboração de um Informe Técnico que a linguagem deve ser adequada ao tipo de clientela a qual o informativo se destina.
1. ESTRUTURA DO TEXTO:·
Título/Autor(es): o número de autores preferencialmente não deverá ser maior que três;
· Corpo do texto: deverá ser compacto;
· Referências Bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT.
2. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
Os textos deverão obedecer a determinadas exigências técnicas:
a) Editor de texto: Word, em suas versões mais recentes;
b) Fonte da letra: Times New Roman;
c) Tamanho da fonte: 12;
d) Entre linhas: 1,5;
e) Número de páginas: até 04 páginas (os casos especiais relativos ao número de páginas serão examinados pela comissão);
f) Revisão de texto: os autores deverão enviar seus textos devidamente revisados, o que pressupõe a correção lingüística e a eliminação de eventuais problemas de digitação;
g) Ilustrações: os originais de ilustrações devem ser apresentados separadamente, de preferência em preto e branco, constando no texto o local de posicionamento das mesmas;
h) Referências bibliográficas: as citações e a lista de fontes bibliográficas utilizadas devem seguir as normas da ABNT.
3. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA PUBLICAÇÃO:
a) O Informe Técnico deverá seguir o número de publicação de forma seqüencial (verificar a numeração com a comissão);
b) O título e o nome do(s) autor(es) deverão ser centralizados acima do texto, e as referências do(s) autor(es), bem como as citações deverão ser colocadas em nota de rodapé;
c) Os textos deverão ser impressos em preto e branco;
d) O Informe Técnico deverá ser produzido conforme o formato disponível no site da Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do CCR.
Observação: O encaminhamento dos informativos “Informe Técnico” deverão ser feitos por meio de disquetes ou CDs e entregues na UAP/CCR que encaminhará para a Imprensa Universitária com a solicitação de impressão.
|