UNIDADE DE APOIO PEDAGÓGICO

Centro de Ciências Rurais- CCR

Localização: Prédio 42 - Sala: 3129 A

Formação Profissional Continuada para Docentes

Depoimentos de professores participantes do Curso:

"Hoje, no final dos nossos encontros tenho duas certezas, a primeira delas é a de que tenho ainda muito o que caminhar para ser professora, e a segunda é a de que quero ser professora" (Versão 2007/2008)


“O Curso chocou... Pensava comigo mesmo: Qual a relação entre globalização e ensino?
...eu imaginava que seriam duas aulas e fiquei sabendo que duraria meses, quase um ano! Aí pensei o que eu vim fazer aqui?”


“As mudanças que estão ocorrendo nos provocam e nos desafiam para trabalhar não só com novas tecnologias, mas também para uma formação cidadã, nos fazem enten
der que devemos estar sempre repensando a nossa prática”.
JUSTIFICATIVA:
A formação dos professores que atuam nos cursos de graduação do Centro de Ciências Rurais, geralmente não contempla os saberes mais amplos necessários à docência e que auxiliam na preparação desses profissionais para realizarem melhor suas funções docentes.
O processo ensino-aprendizagem traz implicações complexas que exigem uma compreensão mais abrangente, assim como referenciais teóricos com os quais os professores possam fundamentar suas ações.
Uma outra justificativa para a organização deste Curso é a responsabilidade que as Unidades de Ensino têm com a formação continuada dos professores lotados em seu quadro, não se restringindo à função política de organização da categoria.
Portanto, dada à necessidade dessa formação complementar e, o interesse diversas vezes manifestado por parte dos professores em participar de cursos que contemplem tais preocupações, apresentamos este projeto para apreciação e possível aprovação.
Finalmente, entendemos que a tendência do mundo do trabalho num processo globalizado, exige que, permanentemente, estejamos revendo e buscando opções que contribuam para que o profissional possa enfrentar os desafios que se colocam no contexto contemporâneo de significativas mudanças, indicando a necessidade de maior reflexividade e comprometimento com uma educação emancipatória.




OBJETIVOS:
Considerando que a grande maioria dos interessados em realizar o presente Curso está iniciando sua carreira como docente no CCR, pretende-se oportunizar reflexões necessárias para a sua ação, incluindo os saberes que os auxiliem em suas funções profissionais.
Levando em consideração também o interesse dos Professores, que já possuem uma trajetória docente, propõe-se auxiliá-los a:
– repensar a prática pedagógica com base em referenciais teóricos que ofereçam condições de rever e re-elaborar conceitos, idéias e posicionamentos inseridos nessa prática e, partindo daí, redimensionar a sua ação, visando à melhoria da qualidade do ensino na Instituição.
– reconstruir os elementos fundamentais da prática pedagógica considerando o envolvimento dos educandos e dos educadores na dinâmica do processo ensino-aprendizagem;
– compreender a importância dos aspectos filosóficos, psicológicos e sociológicos da educação, relacionando-os à prática pedagógica;
– compreender as diferentes concepções de educação, ciências e sociedade, relacionando-as às teorias e práticas de ensino
MATRIZ INTEGRATIVA:
Esgotado o modelo de ensino em que a ação do professor é pautada somente na sua formação específica, o Curso deve atender à necessidade de integrar saberes e portanto faz-se a opção pela Matriz Integrativa que inclui os seguintes temas:
Identidade do profissional que atua na educação superior;
Formação Universitária cidadã;
Funções da Universidade Pública.
Ressalta-se ainda que o programa incluirá conteúdos atitudinais, auxiliando os professores a entenderem a necessidade de trabalhá-los, não se restringindo aos conteúdos factuais e procedimentais.
Avaliação:
Construção e defesa de propostas educacionais alternativas nas diversas áreas do ensino, tendo em vista a fundamentação trabalhada anteriormente.
METODOLOGIA:
O Curso funcionará em dois momentos, o primeiro será subdividido em módulos de acordo com o programa, a partir de outubro de 2007. No segundo momento, os componentes do grupo deverão construir, individualmente, uma proposta educacional alternativa na sua área de ensino, com base na fundamentação teórica da primeira parte e apresentar essa proposta aos colegas.
Os encontros serão realizados ao final da tarde, uma ou duas vezes por semana conforme a disponibilidade do grupo. A duração de cada encontro será de quatro horas/aula, se for uma vez por semana e de duas horas/aula, se for duas vezes por semana.
A metodologia utilizada nos encontros será diferenciada nos diversos módulos, privilegiando formas participativas, leitura e discussão de textos para que os professores se envolvam com o processo formativo e as atividades tenham significado para a ação de ensino.
Ainda para a realização dos encontros, serão incluídas diversas atividades artístico - culturais que oportunizem vivências de conteúdos atitudinais.
PROGRAMA
1a Parte - Fundamentação:
1. Saberes necessários ao profissional da educação superior;
2. Fundamentos filosóficos e histórico-culturais da educação:
2.1 Mudanças contemporâneas: Desafios e possibilidades para a Prática Docente;
2.2 Pressupostos filosóficos e influências na educação;
3. Bases psicológicas do desenvolvimento humano e a prática educativa;
4. Concepções de ciência, educação e sociedade;
5. A prática de ensino, envolvendo questões conceituais, metodológicas e de avaliação:
5.1 Projeto Pedagógico Institucional e de curso;
5.2 Currículo;
5.3 Metodologia;
5.4 Avaliação.
5.5 Mediação Tecnológica: Objetos e Ambientes de Ensino-Aprendizagem.
E outros temas sugeridos pela turma durante o curso

Temas:

Processos de globalização e implicações sócio-políticas na educação;
Bases psicológicas do desenvolvimento humano e a prática educativa;
Pressupostos filosóficos e influências na educação;
Concepções de ciência, educação e sociedade;
Saberes necessários ao profissional da educação superior
Projeto Político-Pedagógico Institucional e de curso;
Currículo;
Metodologia
Avaliação
Mediação Tecnológica
Curso com 120 horas de duração.
A Versão 2008/2009 do Curso iniciará em setembro.
Órgão Setorial do CCR
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004