Coleção Ciências Rurais
1. Análise de Textos
Os autores de textos, destinados a servir de apoio às disciplinas do Centro de Ciências Rurais, poderão submeter seus originais à análise de seus respectivos Departamentos, tendo em vista a publicação na forma de Caderno Didático. O exame dos textos será efetuado segundo critérios definidos pelos próprios Colegiados Departamentais.
2. Entrega de Originais à Comissão Editorial
2.1. Recomendações Gerais:
Após o exame do Departamento, os autores deverão encaminhar seus textos à Comissão Editorial da seguinte forma: o caderno deverá ser entregue na forma de texto escrito e em CD.
Os textos devem observar o modelo estrutural:
a. Capa padronizada;
b. Título/Autor(es);
c. Sumário;
d. Introdução ou Apresentação;
e. Corpo do Texto (a estruturação dos capítulos e as divisões do texto são definidas pelos autores, e são de sua inteira responsabilidade. Sugere-se, no entanto, que, na medida do possível, seja evitada a utilização de grande número de subdivisões a fim de não confundir o leitor);
f. Referências Bibliográficas/Bibliografia – seguir normas da ABNT.
2.2. Características Técnicas do Texto:
Os textos encaminhados à Comissão Editorial devem obedecer a determinadas exigências técnicas:
a. Papel A4 (210X297mm);
b. Programa/Editor de Texto: Word, em suas versões mais recentes;
c. Tipo de Letra: Times New Roman (ou Arial – usar um tipo de letra que seja de fácil leitura; evitar usar itálico no texto: use somente em termos científicos e palavras estrangeiras);
d. Corpo/Fonte: 11
e. Espaços/Entrelinha: no texto, usar preferencialmente o espaço duplo (2cm) ou um e meio (1,5cm); nas citações até quatro linhas, usar aspas e espaços iguais ao texto; nas que tiverem mais de quatro linhas, usar espaço um (01) e margem à esquerda de quinze (15). O fim de uma seção e o cabeçalho da próxima são separados por espaços extras. Quando uma seção terminar próxima ao fim da página, colocar o cabeçalho da próxima seção na página seguinte;
f. Margens: superior e esquerda é de 3cm; inferior e direita é de 2cm ou 2,5cm, ou seja a “área de mancha” deve compreender 16 cm de largura X 25 ou 25,5 cm de comprimento, incluindo o cabeçalho e o pé do número da página.
g. Paginação: seqüencial e no rodapé da página e centralizada. Devem ser em algarismos arábicos, aparecendo a indicação e contando as páginas a partir do texto. Bibliografia, anexos, apêndices, glossário, índice devem ser incluídos na numeração seqüencial das páginas;
h. Número de páginas: variável entre 50 e 200 páginas (os casos especiais relativos ao número de páginas serão examinados pela Comissão Editorial);
i. Impressão do texto: em branco e preto;
j. Revisão de Texto: os autores deverão enviar seus textos devidamente revisados, o que pressupõe a correção lingüística e a eliminação de eventuais problemas de digitação;
l. Ilustrações: os originais de ilustrações devem ser apresentados separadamente, de preferência em preto e branco, constando no texto o local de posicionamento das mesmas.
m. Referências Bibliográficas/Bibliografia: as citações e a lista de fontes bibliográficas utilizadas devem seguir as normas da ABNT.
3. Características Gerais da Publicação:
3.1. Os Cadernos Didáticos do CCR terão capa padrão a ser usada em todos os textos publicados, devendo ser acrescidos em cada capa apenas o título da obra e o nome do(s) autor(es). Na folha de rosto deve constar o nome do Departamento de origem do(s) autor(es).
3.2. Os Cadernos Didáticos serão produzidos no formato padronizado de 21cm X 30cm. Em casos especiais, com a aprovação do Conselho Editorial, poderá ser adotado o formato alternativo de 15cm X 21cm.
3.3. Os textos serão impressos preferencialmente em preto e branco.
3.4. A tiragem de cada publicação será definida pela Comissão Editorial, após consulta ao(s) autor(es).
3.5. A título de direitos autorais, serão repassados ao(s) autor(es) 10% da tiragem de cada edição, em exemplares.
OBSERVAÇÕES FINAIS:
A Comissão encarregada de elaborar as normas para os Cadernos Didáticos do CCR sugere a adoção das seguintes medidas para a organização do processo editorial:
1a) Criação de uma Comissão Editorial composta por quatro membros, um de cada Curso do CCR, indicados pelo Conselho do Centro, com a função de coordenar as atividades relacionadas com a edição dos Cadernos Didáticos, o que inclui o recebimento de originais, a definição de características gerais, a tiragem das publicações, a interlocução com os autores e a gráfica, entre outros aspectos.
2a) A Comissão Editorial deve dispor de pessoal especializado em editoração de textos, de modo a garantir a padronização e a qualidade dos Cadernos Didáticos.
3ª) Constituição de um Fundo para Edição de Cadernos Didáticos formado com recursos financeiros oriundos do Orçamento do CCR e da comercialização do material publicado.
4ª) A comercialização dos Cadernos Didáticos pode ser feita utilizando-se a estrutura já existente no CCR, mantida pela FATEC para serviços de xerox, a Gráfica Universitária e a Livraria da Editora da UFSM, igualmente conveniada com a referida Fundação.
|