O QUE É?A expansão do ensino superior na metade sul do Estado, por meio do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o MEC, a UFSM e UFPel, trará, além do fortalecimento da educação superior o desenvolvimento regional sul do Estado.
O setor produtivo, educacional e de desenvolvimento terá perspectivas mais favoráveis com essa expansão, uma vez que a importância do movimento é histórica.
Nesse contexto, a UFSM se destaca como protagonista no processo de expansão do ensino superior gerando um efeito extraordinário no desenvolvimento, na justiça social, na distribuição de oportunidades em todas as regiões de abrangência do projeto.
A educação viabiliza o desenvolvimento regional, e o projeto a ser implementado, certamente, será o agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Com a Criação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, perseguem-se duas metas as quais serão a marca da atual administração federal: 1a) interiorização da educação pública, preenchendo lacunas geográficas e ocupando espaços em regiões nas quais as carências impedem o acesso das populações menos favorecidas ao ensino superior, conseqüentemente, ao desenvolvimento; 2a) criar condições para a inversão do atual percentual de estudantes matriculados no ensino superior público com relação ao total dos estudantes matriculados no País. Hoje em torno de 20%, quando a meta, para os próximos 5 anos, é de chegar aos 40% de acordo com o PNE – Plano Nacional de Educação.
A criação da estrutura multi-campi certamente irá desenvolver a metade sul do estado e promover a melhoria do nível de vida da população, nessa região desfavorecida, e em poucos anos teremos no nosso Estado a mais nova Universidade Federal no Estado do Rio Grande do Sul, com 67 cursos de graduação, cerca de 13.000 alunos, 600 docentes e 450 servidores técnico-administrativos, consolidando a expansão do ensino superior público no Estado.
|