HISTÓRICO

A imagem externa da Universidade está diretamente vinculada à qualidade dos recursos humanos que forma em seus Cursos de Graduação, por serem estes a base para o ensino imediatamente superior e produzirem uma intervenção imediata na sociedade, embora a Instituição não deva ser apenas um lugar de ensino. Sua função social é gerar e difundir conhecimento.
Em 1960, data de sua criação, a UFSM contava com seis Faculdades, uma Escola e o Instituto Politécnico. De 1964 a 1995, foram criados 38 Cursos. Em 2004 – alcançou 58, e em 2006 chegou a 60 Cursos distribuídos nas mais variadas áreas do conhecimento: Artes, Letras, Ciências Naturais e Exatas, Sociais e Humanas, Rurais, Saúde, Educação Física, Tecnologia e Educação.
Ao longo destes anos, a qualidade do ensino tem sido uma preocupação constante evidenciada através do seu Projeto Político Pedagógico, da Filosofia empregada na criação de novos Cursos e das reformas curriculares com ênfase na integração entre pesquisa, ensino e extensão, demonstrada com ações como as Atividades Complementares e as Atividades Especiais de Graduação, as Jornadas Integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão e a busca de recursos extra-orçamentários, via projetos, para reequipar e atualizar os laboratórios.

PROGRAD
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004