Programa de Pós-graduação em Farmacologia

Centro de Ciências da Saúde - UFSM

FSL 817 - Metodologia de ensino - M/D

FSL 817 - METODOLOGIA DE ENSINO (02 - 0) 02 - 30
Profa. Dra. Tatiana Emanuelli
Colaboração: Prof. Dr. Clóvis Milton Duval Wannmacher (UFRGS)

OBJETIVOS:
Delimitar referenciais teóricos visando subsidiar e discutir tendências e práticas de ensino em Farmacologia.

EMENTA:
Discutir-se-ão temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem em pequenos e grandes grupos

METODOLOGIA E/OU INSTRUMENTOS DE ENSINO:
Seminários, debates, discussão de artigos científicos, atividades em grupo (dramatização), quadro.

FORMA DE AVALIAÇÃO:
Seminários, participação em aulas, auto-avaliação.

PROGRAMA:
UNIDADE 1 - Tendências Pedagógicas
1.1. Educação Libertária
1.2. Teoria Crítica

UNIDADE 2 - Planejamento Educacional
2.1. Planejamento Curricular
2.2. Planejamento de Aula

UNIDADE 3 - Objetivos Educacionais
3.1. Objetivos Operacionais
3.2. Objetivos Compreensivos

UNIDADE 4 - Métodos de Ensino
4.1. Tecnologia Educacional
4.2. Recursos de Motivação

UNIDADE 5 - Avaliação Educacional
5.1. Avaliação Sistêmica
5.2. Avaliação do Aprendizado

Bibliografia
Anastasiou, L.G.C. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Univille. Joinville, 2003.

Gandin, D. e Cruz, C H C. Planejamento na sala de aula. Porto Alegre, La Salle, 1995.

Hoffman, J. Avaliação: mito & desafio. Porto Alegre, Mediação, 1995.

Huberman, A M. Como se realizam as mudanças em educação. São paulo, Cultrix, 1976.

Lederman NG. Student\'s and teacher\'s conception of the nature of science: A
review of the research. Journal of Research in Science Teaching 29: 331-359,1992.

Lee A. A simple method for encouraging active participation in small-group discussion sessions. Journal of Medical Education 52: 432-433, 1977.

Libâneo, J C. Didática. São Paulo, Cortez, 1995.

Linn MC, Muilenburg L. Creating lifelong science learners: What models form
a firm foundation? Educational Researcher 25: 18-24, 1996.

Melo, O F. Teoria e prática do planejamento educacional. Porto Alegre, Globo, 1979.

Miller G. Teaching large groups. WHO/EDUC/74.173, 3-10.
Modell HI, Michael JA. Promoting active learning in the life science classroom. Annals of the New York Academy of Sciences 701: 1-148, 1993.

Mizucami, M G N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU, 1986.

Moreira, M A e Levandowski, C A . Diferentes abordagens ao ensino de laboratório. Porto Alegre, Ed. da Universidade, 1983.

Morin, E. Os sete saberes necessários a educação do futuro. Ed. Cortes. São
Paulo, 2000.

Veiga, I.P.A. (Org.) Técnicas de ensino. Por que não? Papirus Editora.Campinas, 2000.

Periódicos:
Active Learning in Higher Education

Biochemical Education

Medical Education



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Universidade Federal de Santa Maria
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