FSL 814 - Modelos experimentais em farmacologia M/DMODELOS EXPERIMENTAIS EM FARMACOLOGIA - (02 - 00) 02 - 30
Prof. Dr. Adair Roberto Soares Santos
OBJETIVOS:
Propiciar informações e habilidades para operacionalizar protocolos experimentais em Farmacologia.
EMENTA:
Protocolos elementares de investigação em Farmacologia in vitro e in vivo. O animal como um “reagente”: princípios éticos básicos para utilização de animais e tecidos em Farmacologia.
METODOLOGIA E/OU INSTRUMENTOS DE ENSINO:
Seminário individual, discussão de artigos científicos, aulas expositivas e práticas, quadro, equipamento audiovisual.
FORMA DE AVALIAÇÃO:
Prova escrita, seminários, participação em aulas.
PROGRAMA:
UNIDADE 1 - Princípios Éticos e Operacionais na Experimentação Animal
1.1. Normatização dos princípios éticos: O COBEA (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal)
1.2. Instalações e Equipamentos
1.3. Rotinas e procedimentos operacionais
1.4. Biologia, reprodução comportamento e sexagem das espécies convencionais de laboratório
1.5. Nutrição
1.6. Técnicas anestésicas em animais de laboratório
UNIDADE 2 – Métodos experimentais de avaliação de fármacos
2.1. Modelos in vitro, in vivo e ex vivo
2.1. Métodos de avaliação de fármacos com ação no sistema nervoso central
2.2. Métodos de avaliação de fármacos com ação no sistema nervoso autonômico
2.3. Métodos de avaliação de fármacos com ação nos sistemas cardiovascular, renal, gastrointestinal e respiratório
2.4. Métodos de avaliação de fármacos com ação antiinflamatória e analgésica
2.5. Métodos de avaliação da toxicidade de fármacos
BIBLIOGRAFIA:
De Luca RR, Alexandre SR, Marques T, de Souza NL, Merusse JLB, Neves SP. Manual para Técnicos em Bioterismo, 2ª Ed. COBEA: São Paulo, 1996.
Lapa AJ, Souccar C, Lima-Landman MTR, Lima TCM. Métodos de Avaliação da atividade farmacológica de plantas medicinais. Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento-CYTED, 2001.
Vogel H (Ed.). Drug Discovery and Evaluation: Pharmacological Assays. 2a Ed. Springer-Verlag: Alemanha, 2002.
|