Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar

Hospital Universitário de Santa Maria

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

História

Os remanejamentos de pessoal (a equipe multiuso)

No final de 2007 a Enfª Adriana foi convocada para reforçar a equipe da 4ªCRS passando a coordenar o Núcleo Regional de Planejamento e Regulação e o Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva, mas mantendo-se como colaboradora externa do NVEH.
Mais uma vez coube à diretora de enfermagem Vânia Maria fazer o “canto da sereia” e convencer a então professora do curso de enfermagem do Centro de Educação Superior Norte- RS/UFSM –CESNORS e enfermeira licenciada do HUSM, Vergínia Medianeira Dallago Rossato, a retornar e assumir como responsável técnica do NVEH.
Além da responsabilidade técnica, a enfª Vergínia assumiu, em conjunto com o téc. tec. inf. Carlos André (como adjunto), a coordenação do Observatório de Violência (programa estadual), núcleo recém absorvido pelo NVEH e também passou a integrar a Comissão de Controle de Mortalidade Infantil.
No mesmo período o infectologista Alexandre Vargas Schwarzbold assumiu como vice-diretor clínico do HUSM, mantendo-se presente na equipe como consultor técnico e reforçou o suporte ao núcleo na direção.
Carlos André (também sanitarista e médico de família e comunidade) passou a coordenar o projeto de implantação do NVEH e a difícil e burocrática tarefa de tornar possível a utilização do incentivo financeiro fornecido ao núcleo pelo Ministério da Saúde – MS além de assumir como suplente no Conselho Municipal de Saúde e membro da Comissão de Análise de Óbitos e Necropsias.
Para manter a capacidade de operação apesar de todas as atividades absorvidas, o NVEH recebeu o reforço do técnico em tecnologia da informação e economista (e ex-diretor administrativo do HUSM) Narci João Tonial. Com esse reforço, o NVEH, pode chamar para si a responsabilidade sobre a alimentação do SINAN e está pleiteando, junto à 4CRS, a possibilidade de sermos a primeira unidade no estado a assumir localmente a operação do SINAN-NET.
Como todos na equipe, a aux. enf. Natália Garlet também acumula funções. Percorrendo diariamente todo o hospital, além das pernas, Natália faz o papel de olhos, ouvidos e voz do NVEH, seja realizando busca ativa ou incentivando a busca passiva, seja participando do treinamento e acompanhamento dos bolsistas.
Além de participar ativamente de todas as atividades de planejamento do NVEH, Natália também é o rosto do núcleo, surgindo em todas as partes do hospital onde seja necessário defender a importância do ato de vigiar e notificar.
Por fim, colobaram conosco vários bolsistas de graduação provenientes dos diversos cursos da UFSM. Apesar da maioria dos nossos bolsistas não ser da área da saúde, existe um alto grau de envolvimento e comprometimento, tornando-os atores importantes no processo de vigilância ao mesmo tempo em que é construída a sua consciência em saúde e SUS.

Voltar

Hospital Universitário de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004