Histórico

Os estudos anteriores, na bacia do Arroio Vacacaí Mirim, abrangeram uma área de drenagem de aproximadamente 50 km2, nas cabeceiras do Rio Vacacaí Mirim. A bacia hidrográfica em estudo tem uma área aproximada de 1000 km2 e fornece água para irrigação na maior parte da produção agrícola da região (principalmente arroz).

Na parte alta da bacia, está localizado o reservatório de abastecimento público, com área inundada de 0,74 km2 e bacia contribuinte de aproximadamente 29 Km2. Drena uma área característica de mata nativa, característica do Bioma Mata Atlântida, agricultura de cultivos anuais e permanentes, pecuária (em menor escala) e balneários. Há uma pequena, porém crescente área em fase de urbanização. Nessa área foram instaladas 5 estações fluviográficas e 3 estações pluviométricas, operadas em períodos distintos.

Abaixo do reservatório, a bacia é característica de área urbana em sua margem direita e de área rural, com campo nativo e agricultura irrigada em sua margem esquerda. Nessa área foi equipada uma bacia em fase de urbanização, com duas estações fluviográficas e uma pluviométrica, de forma a permitir o monitoramento de sua parte rural e de sua área urbana.

HDS - Departamento de Hidráulica e Saneamento
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004