Pontos de Monitoramento

A verificação dos possíveis locais para a instalação dos pontos de monitoramento foi feito percorrendo as localidades a montante da bacia do Rio Vacacaí Mirim. Os pontos de monitoramento foram escolhidos conforme o melhor acesso e percepção dos aspectos quantitativos e qualitativos da bacia, e principalmente a sua relação com a Mata Atlântica.

Rancho do Amaral

A bacia do Rancho do Amaral possui 4,98 Km² e o comprimento do rio principal é de 2,1 Km, caracterizada pela grande área de mata nativa. A Figuras 2 mostra o ponto de monitoramento do Rancho do Amaral.

Figura 2 - Ponto de monitoramento Rancho do Amaral

Esse ponto de monitoramento possui um Thalimedes. Aparelho fabricado pela OTT responsável pela medição contínua do nível do rio. Também possui um lisímetro instalado em todas as bacias da rede pela equipe do IPH-UFRGS.

Rincão do Soturno

A bacia em estudo possui área de 12,14 Km², comprimento do rio principal de 3,95 Km e diferença de cota entre a nascente e o exutório de 265,4m. É uma das sub-bacias contribuintes ao reservatório do Vacacaí Mirim. Este reservatório é responsável por 40% do abastecimento público da cidade de Santa Maria. Nesta bacia será operada duas estações fluviográficas. A bacia do Rincão do Soturno no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, possui coordenadas 29°38’37,5’’ Latitude Sul e 53°48’3,3’’ Longitude Oeste.

As figuras 3 e 4 mostram o ponto de monitoramento Rincão do Soturno.

Figura 3 - Vista à montante do ponto de monitoramento Rincão do Soturno.
Figura 4 - Vista à jusante do ponto de Monitoramento Rincão do Soturno.
Alto da Colina

A Bacia Alto da Colina possui 1,90 Km² de área, sendo esta predominantemente urbana. Está localizada nas coordenadas geográficas 54º43’37” de latitude sul e 29º41’70” de longitude oeste.

Essa bacia está sendo monitorada desde o ano 2000 e será utilizada para essa pesquisa. Será feita análise de qualidade da água através de amostrador automático (ANA) e coletas manuais.

Figura 5 - Ponto de Monitoramento Alto da Colina.

Na sub-bacia Alto da Colina exite um pluviômetro instalado na Vila Maria.

Figura 6 - Pluviômetro Vila Maria.
HDS - Departamento de Hidráulica e Saneamento
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004