TRANSTORNOS MENTAIS E EMOÇÕES

Os transtornos mentais são alterações do funcionamento da mente que causam danos em importantes áreas da regulação psíquica alterando o equilíbrio emocional, o rendimento intelectual e o comportamento social adaptativo. A etiologia dos transtornos psiquiátricos pode ser considerada multifatorial, estando vinculada a uma ou mais alterações dos mecanismos psicológicos, sociais e biológicos, sendo que estes estão relacionados a doenças do SNC como alterações no neurodesenvolvimento cerebral, alterações estruturais adquiridas, neuroquímicas e genéticas. Devido ao melhor conhecimento e descrição dos quadros clínicos, ao longo dos anos ocorreu uma grande expansão do diagnóstico psiquiátrico. O Censo norte- americano de 1840, classificou todos os transtornos psiquiátricos em “ Insanidade”, já o atual DSM IV-TR, 1994, (IV Manual de Diagnóstico e Estatística dos Distúrbios Mentais), lista 365 transtornos, divididos em 17 seções. A maioria dos transtornos mentais possui tratamento psicoterápico, auxiliando a recuperação das pessoas e aliviando muito o sofrimento. Entretanto, uma grande parte dos mecanismos fisiopatológicos não está esclarecida, buscando-se a partir de pesquisas na área da neuropsicologia e neurofisiologia um conhecimento avançado que permita além de um tratamento mais eficiente a prevenção dessas disfunções.

PROFESSOR ORIENTADOR

Professor OrientadorE-mail
Prof. Dr. Angelo Batista Miralha da Cunhaangelobmcunha@yahoo.com.br


MEMBROS

MembrosE-mail
Alice Silva Gonçalvesalice.s.g@gmail.com
Antonio Nilton Corrêa Juniorjunior_tm_@hotmail.com
João Guilherme Stadler Schosslerjoaogss_med@hotmail.com


OBJETIVOS E METAS DO DEPARTAMENTO


1-Buscar desmistificar a cultura que existe associada aos distúrbios mentais, repleta de preconceitos e discriminação, almejando conscientizar as pessoas a não terem vergonha de procurar ajuda para tratar sua perturbação e sofrimento.


2-Organizar Grupos de Apoio com a coordenação de profissional capacitado para transtornos prevalente, como por exemplo, Grupos de Apoio para Depressão Maior e Transtorno Bipolar, tendo como público alvo famílias que possuem pessoas acometidas por esses transtornos.


3-Estudar a fisiopatologia dos Transtornos mentais, buscando reconhecer os sinais e sintomas que envolvem essas disfunções, além de associar essas diferentes patologias com as respectivas alterações neurológicas e anatômicas encontradas.


4-Abordar assuntos relevantes em psiquiatria, como comportamento e emoções de indivíduos sadios paralelamente aos distúrbios mentais existentes, utilizando artigos científicos e casos clínicos do centro psiquiátrico do HUSM.


5-Obter acesso à estágios no Centro Psiquiátrico do HUSM para os integrantes da Liga Acadêmica de Neurociências bem como em Centros de Saúde Mental e Clínicas de Atendimento Psicológico públicos.


6-Organizar palestras e congressos integrados a Liga Acadêmica de Neurociências, com exposição de assuntos relevantes em psiquiatria.


7- Desenvolver projetos de pesquisa na área de neurofisiologia buscando estudar a epidemiologia, clínica, fisiopatologia, diagnóstico, prognóstico e avaliar diferentes tratamentos farmacológicos e psicoterápicos dos transtornos mentais.

REVISTAS CIENTÍFICAS RELACIONADAS À ÁREA*

*Periódicos oferecidos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp)

American Journal of Psychiatry [Fator de Impacto (FI):8,250 (JCR-2006)]
Annals of Clinical Psychiatry
Archives of General Psychiatry [(FI):13,936 (JCR-2006)]
Biological Psychiatry [(FI):7,154 (JCR-2006)]
Bipolar Disorders [(FI):3,494 (JCR-2006)]
British Journal of Psychiatry [(FI):5,436 (JCR-2006)]
European Journal of Psychiatry [(FI):0,138 (JCR-2006)]
European Psychiatry [(FI):1,463 (JCR-2006)]

SITES RELACIONADOS À ÁREA

ATIVIDADES

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004