DOR

Curar algumas vezes, aliviar freqüentemente e confortar sempre.

A dor afeta pelo menos 30% dos indivíduos durante algum momento das suas vidas e representa 80% das razões da busca por atendimentos emergenciais. Carrega importante relevância sócio-econômica,uma vez que envolve questões como licenças de saúde e aposentadorias precoces.
A incidência da dor crônica no mundo oscila entre 7% e 40% da população e, como consequência, cerca de 50% a 60% destes pacientes tornam-se parcial ou totalmente incapacitados, de maneira transitória ou permanente, comprometendo de modo significativo a qualidade de suas vidas.
Devido a isso, a dor passou a ter um status de “Emergência Médica Mundial”, cujo pilar do tratamento adequado é a busca por suas causas através de exames clínicos e complementares.
Adaptado de Ramalho GL, 2009.

PROFESSOR ORIENTADOR

Professor OrientadorE-mail
Profa. Me. Neusa Maria Heinzmann Bülowbulow@bol.com.br


MEMBROS

MembrosE-mail
Andreas Hörnerandreas.horner@gmail.com
Giullia Menuci Chiancagiulliamenuci@gmail.com


OBJETIVOS E METAS DO DEPARTAMENTO

Conhecimento e interação dos mecanismos da dor e seus subtipos, visando diagnóstico, avaliação correta, tratamento adequado e prognóstico fidedigno.
Engajamento nas campanhas mundiais promovidas pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP, International Association for the Study of Pain).

ATIVIDADES

CONSENSOS E ARTIGOS DE RELEVÂNCIA

REVISTAS CIENTÍFICAS RELACIONADAS À ÁREA*

*Periódicos oferecidos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp)

Dor

Journal of Pain

SITES RELACIONADOS À ÁREA

International Association for the Study of Pain (IASP)

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004