Telefonia pela Internet

fone@RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) implantou um serviço de telefonia IP destinado às instituições usuárias da rede acadêmica nacional, o fone@RNP. O serviço permite a pessoas em diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras a comunicação por voz via Internet, usando computadores, telefones IP ou os próprios aparelhos telefônicos em seus departamentos.

Histórico do serviço fone@RNP

O serviço fone@RNP é fruto do empenho do Grupo de Trabalho Voz sobre IP (GT VoiP). Este GT vem desenvolvendo, desde 2002, uma solução de telefonia IP para a rede nacional acadêmica. O serviço está disponível, desde 2004, para qualquer instituição de ensino ou pesquisa que seja usuária da rede coordenada pela RNP.

Noções básicas

A telefonia IP, também conhecida por VoIP (voice over IP), pode ser definida como qualquer aplicação telefônica usada em uma rede de dados que utiliza o protocolo Internet (Internet Protocol – IP).

A utilização do VoIP racionaliza o uso da infra-estrutura de comunicação, possibilitando a convergência de dados e voz pela Internet, com diminuição dos custos tradicionais de telefonia, principalmente quando as chamadas completadas são de longa distância. A tecnologia VoIP permite estender o acesso telefônico a locais onde existe a rede de dados, mas inexiste a disponibilidade de ramais telefônicos, além de incorporar o suporte à mobilidade do usuário. O suporte à mobilidade irá permitir que os usuários da instituição possam estar localizados em qualquer ponto do globo, e ainda assim utilizem o serviço, bastando para tal ter acesso à Internet (banda larga) e um telefone IP configurado.

Na arquitetura do serviço fone@RNP, telefones IP poderão ser disseminados entre os usuários das instituições acadêmicas, com um custo relativamente baixo de investimento. Basicamente, será preciso disponibilizar uma máquina com sistema operacional livre (Linux, por exemplo) para hospedar os aplicativos de domínio público envolvidos e, opcionalmente, um equipamento para interconexão com o PBX da instituição (gateway). O uso de VoIP em produção por usuários é uma motivação excelente para o início de um processo de convergência de dados e voz nas instituições, processo que trará o domínio da tecnologia pelo corpo técnico institucional, e permitirá os ganhos advindos do uso desta promissora tecnologia.

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