UFSM é contemplada com recursos do programa Conexões de Saberes A Pró-Reitoria de Extensão vai receber R$ 178 mil para o desenvolvimento de ações extensionistas, por meio do programa Conexões de Saberes – Diálogos entre a Universidade e as Comunidades Populares. É a primeira vez que a UFSM obtém recursos deste programa, que é desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação. O dinheiro será investido no pagamento de 35 bolsistas, aquisição de material de consumo e pagamento de serviços.
O Conexões de Saberes oferece a jovens universitários de origem popular a possibilidade de adquirir e produzir conhecimentos científicos e, a partir disso, intervir em seu território de origem. Além disso, o programa possibilita o monitoramento e a avaliação, pelos próprios estudantes, do impacto das políticas públicas desenvolvidas em espaços populares. Os participantes do programa recebem apoio financeiro e metodológico.
Ao ingressar no Conexões de Saberes, o universitário assiste a aulas de inclusão digital e política, recebe informações sobre metodologia de pesquisa e extensão e ganha uma bolsa de iniciação científica. Em contrapartida, desenvolve atividades em diversos programas. O estudante também participa da promoção de ações sociais e de saúde. Os objetivos gerais do Programa da UFSM são:
- Promover ações de formação acadêmica de estudantes extensionistas da UFSM e de qualificação/aperfeiçoamento de professores e alunos das escolas parceiras;
- Estabelecer um diálogo entre acadêmicos egressos das camadas populares e a conexão entre os saberes eruditos e populares, com seus desdobramentos sociais e culturais;
- Gerar produtos pedagógicos de interesse da comunidade parceira.
Na elaboração da proposta, houve o envolvimento dos
seguintes órgãos:
Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória (NEP), Pré-Vestibular Popular Alternativa, Laboratório Corpus do Programa de Pós-Graduação em Letras e Laboratório de Educação Musical (LEM); além das parcerias externas com a Associação Cuica, Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Nocchi Zimmerann, Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso, Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto, bem como a possibilidade de participação de associações comunitárias dos entornos destas instituições, como as associações de pais e mestres, as quais poderão participar como parceiros do programa Conexões de Saberes da UFSM.
|