Laboratórios de PesquisaO PPGDCH possui, vinculados às Linhas de Pesquisa do Programa os seguintes laboratórios: AUDIOLOGIA CLÍNICA E PRÓTESE AUDITIVA
- Laboratório Audiologia Clínica e Prótese Auditiva
Profª Responsável: Maristela Júlio Costa
Conta com uma sala equipada com materiais para confecção de moldes auditivos, ajuste de aparelhos auditivos. Possui um fogão de duas bocas, um forno elétrico, um motor com chicote e pinça (NSR), uma panela ortoclass grande, um motor torno para polimento 1/2 HP marca Nevoni com 3600 RPM, uma broca, um termo de cera para polir, um polidor químico, um computador com impressora ligado à internet, uma pia, um armário.
O laboratório conta com uma área de 13,05 m² e uma sala de apoio com área de 12,53 m², além de duas salas, sendo uma com três cabines acústicas e área de 16,69 m² e a outra com uma cabine acústica e área de 10,53 m². Há duas salas, sendo uma com três cabines acústicas e três audiômetros e a outra sala com uma cabine acústica e um audiômetro e um imitanciômetro, além disso, um kit de instrumentos sonoros, um amplificador.
As atividades realizadas no SAF são avaliação audiológica completa, e avaliação e adaptação de prótese auditiva, avaliação audiológica infantil, quando necessária, inclusive com triagem auditiva neonatal universal (teste da orelhinha). Na clínica de fonoaudiologia, as atividades do campo da prótese auditiva são realizadas no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF), tanto durante as atividades curriculares, quanto no Projeto de Prótese Auditiva, convênio da Instituição com apoio do governo estadual para doação de próteses auditivas. Nos demais horários disponíveis diversas atividades de pesquisa e extensão são realizadas por alunos de graduação e pós-graduação, sob supervisão/orientação.
- Laboratório de Processamento Auditivo Central
Profª Responsável: Angela Garcia Rossi
Possui uma sala com cabine acústica e para avaliação em campo, com área de 14,74m² , um audiômetro de dois canais, um kit de triagem em PAC, um aparelho de som para CD, com duas caixas acústicas acopladas na cabine. São realizadas pesquisas de pós-graduação na referida sala, além dos atendimentos prestados regularmente pela graduação, com a participação da pós-graduação, sob supervisão de um professor orientador.
- Laboratório de Anatomia Humana, Fisiologia, Histologia e Embriologia
Profº Responsável: Aron Ferreira da Silveira
Possui materiais básicos para a pesquisa, como ratos, os quais são utilizados na preparação do material envolvido.
- Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento Infantil (LaPeDi)
Profª Responsável: Tania Maria Tochetto
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil conta com uma sala com área de 15,40m². No Laboratório de Audiologia Infantil e Detecção Precoce da Perda Auditiva Infantil há um computador, uma maca, uma mesa, um armário, um kit de instrumentos sonoros, brinquedos sonoros e um imitanciômetro. São realizadas avaliações da audição de bebês recém-nascidos do HUSM.
EQULÍBRIO
- Laboratório de Otoneurologia
Profª Responsável: Angela Garcia Rossi
Conta com uma sala com área de 11,76 m², além de duas salas, sendo uma com cinco cabines acústicas, quatro audiômetros e um imitanciômetro para a realização da avaliação audiologica com área total de 17,45 m². O referido laboratório possui um computador com impressora, uma cadeira giratória, um vecto-eletronistagmógrafo.
No HUSM as atividades realizadas no campo da audiologia são avaliação audiológica completa, avaliação e reabilitação do equilíbrio (exame otoneurológico). Nos demais horários disponíveis, diversas atividades de pesquisa e extensão são realizadas por alunos de graduação e pós-graduação, sob supervisão/orientação.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- Centro de Estudos de Linguagem e Fala (CELF)
Profª Responsável: Helena Bolli Mota
Profª Responsável: Márcia Keske-Soares
O CELF possui três salas, sendo duas salas de trabalho e pesquisa e uma sala de análise acústica da fala. No setor há três computadores, sendo que no computador da sala de análise acústica está instalado um programa de análise acústica denominado Kay Elemetrics. No CELF os dados de terapia de fala são armazenados em banco de dados.
VOZ E MOTRICIDADE ORAL
- Laboratório de voz
Profª Responsável: Carla Aparecida Cielo
São realizados avaliações e orientações para pacientes de voz atendidos curricularmente pela graduação; o mesmo é feito pra pacientes que vêm pelo projeto de Atuação Fonoaudiológica em Voz Profissional por alunos de graduação e de pós-graduação vinculados ao referido projeto; são analisados acusticamente e perceptivo- auditivamente as vozes dos sujeitos das várias pesquisas em andamento do pós e da graduação; determinados alunos trabalham na alimentação do projeto Banco de Dados de Pacientes com Queixas de Voz atendidos no SAF, no qual são incluídos todos os dados de atendimentos curriculares, de projetos de pós-graduação; existe também um banco de publicações na área de voz que é alimentado pelos alunos numa pasta do computador a partir dos periódicos CAPES; no laboratório de voz temos também um arquivo com toda a produção feita pela equipe de voz, incluindo artigos e trabalhos em anais para serem emprestados aos alunos para cópia; os alunos que trabalham na área de voz (graduação e pós) usam laboratório também para se reunirem e trabalharem nas produções (trabalhos para eventos, TCCs, dissertações, artigos científicos, pesquisas bibliográficas, etc).
- Laboratório de Motricidade Oral
Profª Responsável: Ana Maria Toniolo da Silva
São realizadas pesquisas na área de má-oclusão, respiração oral e eletromiografia. Há duas salas disponíveis e, no ano de 2006 foi adquirido o programa Lynx de análise da musculatura facial através da eletromiografia.
|