Jogos para ensino de Historia

O Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória iniciou, em 2008, uma linha de pesquisa para produção de jogos didático-históricos. O objetivo é disponibilizar material lúdico para o ensino de História.

Reviva: Guerras Guaraniticas

O jogo visa destacar o papel da sociedade diferenciada criada pelos padres da Companhia de Jesus ao longo dos séculos XVI a XVIII, bem como o papel importantíssimo desempenhado pelos índios Guaranis e Pampeanos na formação sociocultural do estado do Rio Grande do Sul, importância essa negligenciada por parte dos livros didáticos. A partir do tratado de Madrid de 1750, firmado entre as coroas ibéricas, ficou estabelecida a troca dos sete povos das Missões, presentes no atual estado do Rio Grande do Sul, pela colônia de Santíssimo Sacramento, hoje pertencente ao Uruguai. Porém, algumas reduções recusaram-se a abandonar suas casas, iniciando assim uma guerra, vencida pelas tropas luso-espanholas.
A pesquisa foi feita inicialmente através de fontes secundárias sobre o assunto. Diversos autores especialistas na história do Rio Grande do Sul foram consultados para o desenvolvimento da pesquisa. O jogo aguarda aplicação em sala de aula para a apuração de resultados mais significativos.

Cartas do jogo
Tabuleiro
A Carta do Corso

O jogo A Carta do Corso pretende abordar uma série de informações sobre a história da América acerca de aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais através dos diferentes povos autóctones americanos e dos colonizadores europeus. Tendo em vista o grande recorte cronológico, optou-se, para melhor jogabilidade e uma exploração mais detalhada dos aspectos históricos, dividir o jogo em três mapas, sendo eles: Conquista da América, América Colonial e Independências na América. O jogo está em fase de finalização do primeiro mapa.

Logo do jogo
Carta do jogo
Pró-Reitoria de Extensão - PRE
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004