Diagnóstico sobre serviços escolares e não-escolares de atendimento à Infância, à Juventude e famílias em Santa Maria/RSObjetivo Geral:
Conhecer e mapear os serviços escolares e não-escolares de atendimento à infância, juventude e famílias em Santa Maria para a articulação em rede.
Sobre o Projeto:
Este projeto de pesquisa visa conhecer os serviços escolares e não-escolares de atendimento à infância, juventude e famílias em Santa Maria para a articulação em rede posteriormente. A metodologia a ser utilizada é de cunho quanti/qualitativo e caracteriza-se por uma pesquisa de campo descritiva.
Observamos em Santa Maria em relação à Rede de Atendimento escolar e não-escolar para a infância, juventude e famílias a mesma situação que ocorre no restante do país, onde a mesma não existe de fato, e sentimos a necessidade de estarmos nos debruçando sobre esta questão e auxiliando nesta construção efetiva.
A partir da Pesquisa e Diagnóstico envolvendo crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social em Santa Maria, desenvolvida no ano de 2003, pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA percebeu-se que o problema da infância, da juventude não pode ser tratado de maneira superficial.
Os resultados obtidos na referida pesquisa apontaram a região oeste e norte de Santa Maria como as mais vulneráveis. Na região oeste registraram-se os maiores índices de violência contra a criança e o adolescente; situação de rua (tomando-se o índice registrado pelas entidades) e trabalho infantil. A região norte aparece como a segunda região mais vulnerável de Santa Maria, figurando em primeiro lugar: na utilização de substâncias psicoativas por parte de crianças e adolescentes; por número de jovens atendidos em medida sócio-educativa não privativa de liberdade; também em situação de rua (considerando-se aqui as crianças e adolescentes abordados nas ruas de Santa Maria). Quanto ao número de adolescentes gestantes a zona leste apresenta o maior índice de ocorrências e a região norte, o segundo.
Foram visitadas 97 instituições escolares e não escolares da região. Estamos atualmente em processo de análise dos dados e montando juntamente com o Curso de Geógrafo o mapa com as entidades devidamente localizadas por GPS.
Na continuidade estaremos realizando a pesquisa na região oeste e centro-oeste. Sendo estas regiões formadas pelos seguintes bairros, na região oeste (Agro-Industrial, Boi Morto, Juscelino Kubistchek, Pinheiro Machado, Renascença, Nova Santa Marta, São João, Tancredo Neves) e na centro-oeste (Duque de Caxias, Noal, Passo D’Areia, Patronato, Uglione). Estaremos na continuidade pesquisando as demais regiões da cidade (leste, centro-leste, nordeste, centro-urbano e sul).
Nesta fase da pesquisa estarão participando acadêmicos dos cursos de Psicologia, Direito, Educação Especial, História, Medicina, Desenho Industrial, Pedagogia. A participação ativa dos acadêmicos de diferentes cursos nesta pesquisa será uma experiência valiosa para o conhecimento da comunidade, dos serviços escolares e não-escolares, como isso influencia em suas áreas de atuação e também como troca interdisciplinar entre os diferentes saberes que fazem parte de cada área de conhecimento envolvida. Saber o que são os serviços, onde está localizado, o que fazem como encaminhar, como circular nesses serviços escolares e não-escolares, que se pretende colocar em rede, será um diferencial na formação destes jovens. Uma atividade privilegiada dentro da academia, oportunizando a interação do futuro profissional com o meio social em que vai atuar fator que contribui para a formação de um profissional crítico, comprometido com o seu tempo e com as mudanças sociais.
OBS. Está sendo realizada seleção e capacitação dos acadêmicos para a realização da pesquisa nesta 2ª fase.
|