))) Mobilidade Acadêmica UFSM (((

Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica

PROGRAD

Dúvidas frequentes sobre o Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

O que é o Plano de Estudos solicitado no Formulário de inscrição?
É o documento no qual o aluno indica quais disciplinas pretende cursar na instituição que o receberá durante o período de mobilidade. Além de identificar claramente as disciplinas, o aluno deve apresentar em anexo o programa das disciplinas e suas respectivas ementas, para que a Coordenação do curso tenha condição de avaliar se a proposta é pertinente e pode ser aceita.

Meu pedido de Mobilidade Acadêmica pode ser negado?
Sim, se algum dos critérios para participação do Programa não estiver de acordo, como, por exemplo, não ter concluído dois semestres do curso da Instituição de origem ou ter mais de uma reprovação por semestre.

Posso pedir mobilidade, mesmo tendo trancamento total no semestre anterior?
O aluno em situação de TRANCAMENTO de curso NÃO está apto a participar do Programa de Mobilidade Acadêmica.

Posso pedir transferência para a Universidade receptora?
O Convênio Mobilidade Acadêmica – ANDIFES não se aplica a pedidos de transferência de alunos entre as IFES. Pedidos de transferência são regidos por outras normas.

Existe alguma bolsa ou ajuda financeira para quem entra em Mobilidade Acadêmica?
Não há nenhuma bolsa para custeios durante a Mobilidade Acadêmica.

Quanto tempo posso ficar em Mobilidade Acadêmica?
O aluno pode participar do programa de mobilidade por dois semestres, podendo, em caráter excepcional, haver renovação, sucessiva ou intercalada de vínculo temporário por mais um semestre quando houver uma justificativa da necessidade de permanência na Universidade de destino.

Posso pedir mobilidade já para os dois semestres consecutivos e utilizar a mesma documentação?
Sim, é possível pedir mobilidade para os dois semestres letivos, desde que no plano de estudos constem todas as disciplinas de interesse para ambos os semestres.

Corro o risco de perder a vaga na minha Universidade?
Durante o período de afastamento, o aluno terá a sua vaga assegurada no Curso de origem.

Como fica a minha matrícula na minha Universidade? E na Universidade de destino?
Na universidade de origem, o aluno fica matriculado em Mobilidade Acadêmica. Na Instituição de destino, o aluno de mobilidade recebe um número de matrícula e se matricula nas disciplinas de interesse, respeitando a grade de pré-requisitos e a disponibilidade de vaga.

As disciplinas cursadas na Instituição de destino serão aproveitadas na minha Universidade?
Sim, desde que haja equivalência, apenas para as disciplinas compatíveis com a grade curricular do Curso de origem. O aluno receberá certificado comprobatório de todas as disciplinas cursadas, com notas, frequências e resultados finais obtidos. É muito importante, antes de o aluno entrar em mobilidade, conversar com o Coordenador do Curso de origem para análise das disciplinas a serem integralizadas na Instituição de destino. Assim, fica assegurada a obrigatória concessão de equivalência e consequente dispensa.

Perco o direito de morar na Casa do Estudante da UFSM entrando em mobilidade?
O aluno matriculado em mobilidade não perde o direito de morar na Casa de Estudante na sua Instituição de origem.

Durante a mobilidade, posso morar na Casa do Estudante e fazer as refeições no Restaurante Universitário da Instituição que me recebe?
O aluno deve consultar a instituição em que pretende estudar para se informar sobre esse assunto, visto que o Convênio não estabelece que um aluno em mobilidade deva ser recebido nas residências. Na UFSM, o aluno em mobilidade não tem o direito de morar na Casa do Estudante. Quanto ao acesso ao Restaurante Universitário, também é preciso consultar a Instituição receptora. Na UFSM, o aluno de outra IFES pode fazer uma refeição sem carência. Portanto, é aconselhável procurar na Instituição de destino, órgãos de apoio aos estudantes para ver a possibilidade de algum benefício.

Quem devo procurar quando chego na Universidade escolhida?
O aluno pode procurar a Pró-Reitoria de Graduação ou o responsável pela parte de Mobilidade Acadêmica, os órgãos de assistência ao aluno, como a PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis). Também, o aluno deve ir à Coordenação do Curso escolhido para regularizar a sua situação acadêmica.

Quando terminar o período de mobilidade terei que apresentar algum relatório?
Não é necessário apresentar um relatório. Porém, é solicitado que o estudante preencha um questionário de avaliação do Programa ao término do período de mobilidade.

Tem outras dúvidas? Entre em CONTATO conosco.

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