Histórico

No estado do Paraná, o Projeto MATASUL possui como bacia representativa e experimental a Bacia do rio Barigüi, a qual vem sendo estudada desde 1996 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com dados efetivos de monitoramento a partir de 2002-2005.

A Bacia do rio Barigüi, localizada 50% em região urbana, apresenta elevada degradação hidrossedimentológica, fato que justifica sua avaliação no projeto. Os dados quali-quantitativos coletados ao longo desse projeto serão comparados com os demais obtidos nesta mesma bacia, possibilitando a realização de análises e a compreensão dos fenômenos hidrossedimentológicos temporais nesta bacia em estudo.

A Bacia do rio Barigüi, localizada entre as coordenadas 25° 13\' 24” e 25° 38\' 23" sul e 49° 15\' 00" e 49° 22\' 29" oeste, está situada no primeiro planalto paranaense na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A área total de drenagem da bacia é de 279 km², sendo 120 km2 no município de Almirante Tamandaré, 144 km² em Curitiba e 15 km² em Araucária. Essa bacia percorre esses municípios no sentido norte-sul e possui extensão de 67 km entre sua nascente e a foz no rio Iguaçu. A dinâmica do rio Barigüi, entre os anos de 2002 e 2004, não apresentou alterações significativas, denotando que o parâmetro transporte sólido manteve-se praticamente constante neste período.

A Bacia do rio Barigüi está enquadrada como classe 2 nos trechos de Almirante Tamandaré e do rio Tingüi, e como classe 3 nos demais trechos sendo apresentada na Figura 1.

FIGURA 1 – LOCALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO BARIGÜI NO ESTADO DO PARANÁ

Parte da formação geológica que constitui o Aqüífero Karst, manancial abastecedor de água potável da RMC, está localizado sob esta bacia. Parques como o Barigüi e o Tingüi, situados às margens do rio Barigüi, exercem efeitos de amortecimento dos picos de enchentes com seus reservatórios e áreas inundáveis, auxiliando a Região Metropolitana com relação aos picos de precipitação muitas vezes salientes nesta região.

As principais áreas de atividades industriais estão localizadas na região sul do município de Curitiba e em parte de Araucária, sendo elas a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a Cidade Industrial de Araucária (CIA) e a Refinaria da Petrobrás (REPAR). A bacia possui cerca de 180 indústrias potencialmente poluidoras, das quais aproximadamente 140 estão localizadas na CIC.

O Projeto MATASUL vem contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria do Laboratório de Engenharia Ambiental (LABEAM), nas pesquisas relacionadas ao monitoramento, conservação e aplicações de modelos físicos e matemáticos dos estudos das questões hidrossedimentológicas da Bacia do Barigüi.

UFRGS - UFSM - UFPR - FURB
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004