Educação a Distância

Coordenadoria de EaD - PROGRAD | UFSM

Pró-licenciaturas

O Ministério da Educação aprovou, em outubro de 2005, os projetos de quatro novos cursos de graduação a distância, coordenados pela Universidade, em parceria com outras instituições de ensino superior do Estado. A partir do segundo semestre de 2006, os cursos de Geografia, Matemática, Letras-Português e Letras-Espanhol estarão presentes em várias cidades gaúchas.

Os projetos foram apresentados em resposta ao edital do Pró-Licenciaturas, divulgado em agosto desse ano pelo MEC, com o objetivo de financiar projetos de graduações a distância, licenciatura plena, para atender os professores das redes públicas estadual e municipal que não possuem formação superior na área em que exercem a docência. O edital exigia a parceria entre as universidades que possuem os cursos na modalidade presencial e que as instituições fossem credenciadas, ou estivessem em processo de credenciamento, para atuarem na modalidade a distância. No Estado, a UFSM e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) são as universidade públicas federais que têm esse credenciamento já aprovado.

Estiveram envolvidas na elaboração dos projetos as seguintes instituições de ensino superior (além da UFSM, que coordenou os quatro projetos):

Geografia: Universidade de Caxias do Sul (UCS), Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RS, Pelotas), UFPel

Matemática: UFRGS, Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Universidade de Passo Fundo (UPF)

Letras-Português: UFRGS, Universidade de Santa Cruz (UNISC), UCS

Letras-Espanhol: UFRGS, UCS

Para que os quatro novos cursos fossem aprovados e contemplados com o financiamento do MEC, a UFSM e as universidades parceiras contaram com o apoio de muitas prefeituras e Coordenadorias Regionais de Educação do Estado, que informaram os dados da demanda de público alvo. A partir dessa demanda regional, foram organizados os pólos, que receberão as respectivas graduações:

Geografia: Pelotas, Bagé, Três de Maio, Sant’Ana do Livramento, Sobradinho, Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves;

Matemática: Sant’Ana do Livramento, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Gravataí, Frederico Westphalen, Três de Maio, Sobradinho, Passo Fundo;

Letras-Português: Gravataí, São Leopoldo, Caxias do Sul, Três de Maio, Sobradinho, Sant’Ana do Livramento;

Letras-Espanhol: Sant’Ana do Livramento, Três de Maio, Caxias do Sul, Gravataí, Santa Maria.

Na organização dos projetos, trabalharam professores e alunos bolsistas dos quatro cursos, juntamente com a equipe da coordenação, multidisciplinar e planejamento de Educação a Distância e da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da UFSM, bem como docentes das universidades parceiras.

A coordenação dos projetos está sob a responsabilidade dos professores Ceres Bevilaqua (Português), Maria Teresa Nunes (Espanhol), Roberto Cassol (Geografia) e Inês Farias Ferreira (Matemática).

A Educação a Distância não apenas beneficiará concretamente os pólos e sua região de abrangência, como permitirá a melhoria da infra-estrutura interna e a qualificação de pessoal das instituições envolvidas, tanto na modalidade presencial quanto a distância, além da ampliação da oportunidade de trabalho e de atualização.

Além das quatro novas graduações, a UFSM também participou, como colaboradora, em projeto coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Letras-Inglês, que também foi aprovado pelo MEC.


Texto publicado na seção "Notícias", no site da UFSM, em 10.11.2005.


Pró-Reitoria de Graduação
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004