HISTÓRICO
A reestruturação da Universidade Brasileira aconteceu em 1972, quando se efetivou a criação dos Centros de Ensino - as unidades de ensino, os Departamentos didáticos - como subunidades de ensino, e os cursos de Graduação e Pós-Graduação, que buscavam a formação profissional em diversas áreas de atuação e em diferentes níveis. Esta reforma, na época, ficou caracterizada como a departamentalização do Ensino Superior no Brasil.
Conforme Capítulo II, Art. 40, do Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, o Departamento é um subunidade da estrutura universitária, para efeito de organização administrativa, didático-científica e de distribuição de pessoal.
A caracterização desta reforma como departamentalização, se deveu ao fato das áreas de conhecimento afins e semelhantes se reunirem em uma determinada subunidade de ensino ou Departamento Didático.
O Centro de Ciências Rurais, composto hoje por onze departamentos didáticos ou subunidades, tem como um de seus integrantes o Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural - DEAER, cuja área de conhecimento diz respeito às ciências sociais rurais, ou seja, Sociologia Rural, Economia Rural, Administração Rural, Extensão Rural, Legislação Agrária e Profissional (e Ambiental), Metodolgia da Pesquisa, Cooperativismo, Comercialização Agropecuária, além de outras que compõem o elenco de disciplinas ofertadas para os Cursos de Graduação e Pós-Graduação do CCR. O Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural foi criado em 1972, no entanto, antes de ser oficializado, muitas iniciativas foram tomadas para acelerar sua criação. Desde 1968 os professores começaram a desenvolver atividades de Pesquisa e Extensão. Trabalhos extra-classes passaram a ser desenvolvidos por alunos estagiários e monitores como auxiliares dos docentes naquela época. Também foram executados inúmeros trabalhos fora do município de Santa Maria.
No ano de 1973 destaca-se a realização do primeiro Curso de Licenciatura para Professores de Escolas Agrícolas de todo o Brasil. A partir do mês de março de 1975 foi implantado o Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola e Extensão Rural, inicialmente com enfoque em Educação Agrícola, mas não deixando de contemplar as áreas de Sociologia, Extensão e Economia.
As atividades ligadas aos Colégios Agrícolas tiveram um envolvimento mais científico com a participação dos alunos do Curso; estes faziam seus estudos com a finalidade de estruturar seus trabalhos de dissertação de tese. Em 1981, o Curso de Pós-Graduação passou a denominar-se Curso de Pós-Graduação em Extensão Rural (CPGExR) e foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação.
A Chefia do DEAER para o biênio 2008/2009 é composta pelos Professores Adjuntos Alessandro Porporatti Arbge (Chefe) e José Geraldo Wizniewsky (Subchefe).
Atualmente o DEAER conta com 17 servidores docentes: 15 efetivos (01 cedido ao CCR, 01 em Doutoramento-UFRGS, 01 em Pós-Doutoramento-Espanha), 02 substitutos; e 02 servidores técnico-administrativos (01 está cedido ao Gabinete do Reitor).
|