Semiologia Médica - CLM 1000Objetivos da Disciplina
Capacitar o discente com conhecimentos, habilidades e atitudes que o possibilite interagir com o paciente, coletando informações, elaborando e registrando a anamnese, executando e registrando os achados do exame físico e tendo condições de, ao final, elaborar a listagem de problemas para condutas diagnósticas e terapêuticas. Metodologia Didático-Pedagógica
1) SEMINÁRIO
Todos os discentes e professores preparam o tema pela bibliografia recomendada e outras que julgarem adequadas. A ordem de apresentação será aleatória com a participação de todos, a critério do professor, que coordenará o seminário. Quando necessário, o professor poderá abrir para comentários e complementações (hora em que os discentes mais estudiosos podem exibir sua maior leitura e experiência). O professor será um facilitador e estimulador, fazendo com que todos participem. Ao final do seminário, cada um se dará um conceito, A, B, C, ou D, seguindo os critérios abaixo com a devida justificativa. Este conceito pode ser questionado para mais ou para menos pelos colegas e pelo professor. Conceito | Descrição de Competências e Atitudes | Pontos |
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A | Presente, pontual, partipação verbal ótima em quantidade e qualidade, mostrando leitura prévia do material teórico e recursos pessoais, além da integração dos conhecimentos teóricos e práticos que a disciplina envolve. | 20 | B | Presente, pontual, participação verbal boa em quantidade e qualidade, mostrando leitura prévia do material teórico e recursos pessoais de conhecimento sobre o assunto. | 15 | C | Presente, pontual, participação verbal pequena, tímida, irregular, denotando não ter lido material teórico mas tendo recurso pessoal de conhecimento sobre o assunto. | 10 | D | Presente, atrasado, sem participação verbal e/ou mostra que não leu o material teórico e não detendo conhecimento pessoal sobre o assunto. | 5 | E | Ausente | Zero |
2) AULAS PRÁTICAS
As aulas práticas constarão de estudo da semiotécnica da anamnese e do exame físico com a demonstração prática inicial pelo professor e/ou pelo monitor. Logo, deve seguir-se um tempo de prática para aprendizagem e desenvoltura da semiotécnica, supervisionada pelo professor e/ou pelo monitor, agregando o raciocínio fisiopatológico dos sintomas e sinais identificados e construindo a listagem de problemas para o estabelecimento de diagnóstico(s) anatômico(s), de sistema(s), sindrômico(s) e etiológico(s).
3) PALESTRAS
Serão realizadas por profissionais de reconhecido saber na área após o tema já ter sido discutido previamente nos seminários. Após a palestra, haverá um espaço para interação com o palestrante. As palestras (com discussão) terão a duração de duas horas.
4) MONITORIAS
Cada professor terá o apoio didático-pedagógico de um monitor-discente junto ao seu grupo de alunos.
O monitor acompanhará as atividades da Disciplina, auxiliando e orientando os alunos com ênfase na semiotécnica médica.
O monitor desempenhará suas funções cumprindo uma carga horária de 8 a 12 horas semanais conforme normas da Universidade. Deve estar aprovado em prova específica para a Monitoria da Disciplina de Semiologia Médica. Suas atividades devem ser acompanhadas e avaliadas pelos professores responsáveis. Suas faltas devem ser notificadas, podendo ser dispensado quando não estiver correspondendo a sua função.
5) VERIFICAÇÃO PRÁTICO-ORAL
Cada verificação prático-oral, com o valor de 20 pontos, será realizada junto ao paciente, onde o discente fará anamnese, exame físico e listagem de problemas, no tempo máximo de cinqüenta minutos. Ao final, o discente com o(s) professor(es) que o assistiu, exercitará a auto-avaliação, considerando os conhecimentos (memória, relação, aplicação), as habilidades (semiotécnica, destreza, fidelidade, listagem de problemas) e as atitudes (valores, sentimentos na interação com o pa Programa 1. semestre 2007
O Programa Teórico-Prático do primeiro semestre de 2007 da Disciplina de Semiologia Médica encontra-se disponível. Professores
Nome | E-mail |
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Alessandra Naimaier Bertolazi | alessa.bertolazzi@hotmail.com | Denise Teresinha Antonelli da Veiga | de.veiga@hotmail.com | Marcelo da Silva Biavaschi | msbia@terra.com.br | Mateus Diniz Marques | mdmarques@gmail.com | Rafael Lampert Cauduro | cauduro@terra.com.br | Valdeci Juarez Pomblum | pomblumv@yahoo.de |
Notas
Aqui, poderão ser CONSULTADAS as notas dos primeiro e segundo bimestres e a média final. Bibliografia
1) Bibliografia Básica
1. LÓPEZ M, LAURENTYS-MEDEIROS J. Semiologia médica: as bases do diagnóstico clínico. 3. ed. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu Editora, 1990. 2) Bibliografia Complementar
1. BICKLEY LS, HOEKELMAN RA. Bates: propedêutica médica. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1999.
2. DELP MH, MANNING RT. Major: propedêutica médica. São Paulo: Atheneu Editora, 1969.
3. EPSTEIN O, PERKIN GD, COOKSON J, DE BONO DP. Exame clínico. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
4. LAMPERT JB. Orientação semiotécnica para o exame clínico. Santa Maria: Editora da UFSM, 1996.
5. PORTO CC. Semiologia médica. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1997.
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