LABORATÓRIO DE ANÁLISE DOS CENÁRIOS ESPORTIVOS NA MÍDIA

Responsável: Prof. Antonio Guilherme Schmitz Filho

2 A CRÍTICA EM ANDAMENTO – DESCRIÇÃO DOS FATOS

2.1 Copa Ouro

A Copa Ouro é uma competição organizada pela CONCACAF² . Dela participam os países da América do Norte e América Central, e a seleção brasileira foi convidada a participar do evento várias vezes. A última edição, de 1998, foi realizada nos EUA e ocorreu aproximadamente quatro meses antes da convocação da seleção que disputaria a Copa do Mundo. Na oportunidade, foi amplamente divulgado o fato que a seleção brasileira, convocada para a Copa Ouro, enfrentaria como principal problema pelo menos dois aspectos marcantes:

a) A seleção foi para o evento sem uma preparação prévia, específica para competição. Isso é, jogadores foram reunidos e não houve tempo para estruturá-los e entrosá-los taticamente. Não cabe aqui uma crítica a essa constatação.

b) A equipe brasileira não pôde contar com a maioria de suas estrelas, jogadores como Ronaldinho, Roberto Carlos, Rivaldo, Bebeto, César Sampaio, Dunga entre outros, não participaram da competição. O técnico Zagallo reclamou muito, na ocasião, por não poder levar à competição aquele time que na sua concepção seria o time titular para a Copa da França. Um dos motivos apurados foi o excesso de convocação desses jogadores frente à FIFA. Por terem sido convocados, anteriormente, para outros compromissos com a seleção, esses jogadores preencheram a sua cota de saída estabelecida pelos seus clubes de origem.
²CONFEDERAÇÃO CENTRO-AMERICANA E DO CARIBE DE FUTEBOL.

As críticas relacionadas aos itens a e b foram justificadas da seguinte maneira:

1º - A agenda de compromissos da seleção, programada pelo patrocinador, e os vários jogadores atuando fora do Brasil não permitiam uma adequação e continuidade de treinamento.

2º - A comissão técnica temia enfrentar problemas para a liberação dos jogadores brasileiros frente a seus clubes.

O interessante a observar é o contexto no qual a seleção brasileira foi convocada e os problemas daí decorrentes. A impressão que se teve, pelas notícias veiculadas na mídia, é que a seleção brasileira que viajou para a Copa Ouro era uma “junção” de jogadores. Junção é uma interpretação que se faz e tenta caracterizar com isso o fato de que jogadores são reunidos, mesmo que excelentes, sem possuírem uma integração maior entre si e, principalmente, em relação a uma estrutura tática definida e previamente preparada, treinada. Esse contexto é importante e imprescindível para poder se fazer uma análise dos fatos que sucederam às apreciações feitas sobre a participação da seleção no evento e às manifestações da mídia a esse respeito.
A seguir, se descreverá alguns dos temas principais que foram destacados na veiculação das notícias relacionadas com o evento.

- Índice
Página Anterior - Introdução
Próxima Página - Os ‘Bad – Boys’
Departamento de Desportos Coletivos
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004